17 de outubro de 2015

Pizzato Brut Tradicional 2012

Nome: Pizzato Brut Branco Tradicional D.O.V.V.
Safra: 2012
País: Brasil
Região: Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves
Produtor: Pizzato Vinhos e Vinhas

Uvas/Corte: Chardonnay e Pinot noir
Teor alcoólico: 12%
Rolha: Cortiça
Número da garrafa: 3230
Onde foi comprado: Cadeg
Degustado em: 17 de outubro de 2015
Onde Bebeu: Em casa, no Rio de Janeiro
Harmonizado com: Pizza requentada + saladinha orgânica fresca
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
Referencial da casa para espumantes, vem sendo elaborado desde 2006, sempre pelo método tradicional e com colheita designada. De 2006 a 2008, seguiu as regras da indicação de procedência Vale dos Vinhedos (I.P.V.V.). A partir de 2009, até a presente tiragem, todas as colheitas ostentaram a insígnia da denominação de origem vale dos vinhedos (D.O.V.V.).

Impressões da Rafaela
Este dia começou bem cedo, lá em Volta Redonda, para onde fomos ontem para assistir ao casamento de Diego e da Liz. A festa foi superanimada, em um lugar bacana. Como o Claudio tinha prova neste sábado de manhã, saímos cedo do casamento, pois tínhamos de chegar antes das nove. O plano deu mais ou menos certo. Chegamos cedo ao Rio, mas ficamos parados um tempão na Linha Vermelha. Sorte que a prova foi depois do recreio e deu para fazer sem problemas. Eu vim pra casa, para estudar, como sempre. Consegui adiantar a parte sobre a imprensa brasileira. Agora, por ora, encerram-se as viagens e poderei me dedicar de maneira melhor ao doutorado. Estou na reta final (Estava, naquele outubro de 2015). Nesta semana começam as entrevistas e depois parto para a pesquisa de campo em si. Para terminar este longo dia de forma delicada, nada melhor que um espumante muito bem feito. Este Pizzato é muito bom. Fiquei bem satisfeita. Quando menos percebemos, a garrafa havia chegado ao fim.

Comentários do Claudio
A Pizzato é uma vinícola brasileira que acho bem interessante. Sob o comando do Flávio Pizzato, a vinícola produz ótimos e consistentes tintos e brancos. Engraçado que quando pensamos nesta vinícola, espumantes não são a primeira coisa que vêm à cabeça, mas deveriam ser. Provei alguns de seus espumantes e o resultado está cada vez mais consistente. Este brut é um ótimo deles, com tudo que um espumante bem feito deve ter: boa complexidade, perlage fina e intensa, nariz rico e bastante interessante, em boca é elegante, delicado, boa acidez, uma excelente conjunto. Um espumante que vai bem sozinho e também vai acompanhar bem comidas leves. Vale provar todos os espumantes da Pizzato.

Nenhum comentário: