2 de julho de 2015

Um vinho mais refrescante: Vinho Verde

No fim da tarde de 2 de julho de 2015 Claudio participou no Rio de Janeiro da degustação e jantar harmonizado promovida pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, realizado no restaurante Vieira Souto.

A região do Vinho Verde em Portugal é famosa por produzir vinhos de ótima acidez, leves, frescos e, como eles mesmo dizem, vinhos mais refrescantes. Todo o material de divulgação é muito bem feito e leva este clima descontraído, informal e sempre marcando o conceito refrescante. Acho muito interessante a linguagem usada. Além de ser um conceito muito ligado às características gustativas dos vinhos da região, a linguagem é mais fácil de atingir um público que não tem tanta intimidade com vinhos.

Este clima se repetiu na degustação/jantar no Vieira Souto. Ao chegarmos ao segundo andar do restaurante, estavam a nossa espera nada menos do que 29 vinhos diferentes. Cada convidado podia escolher quais vinhos queria provar, na ordem que quisesse e quantas vezes fosse necessário para conhecer e apreciar os vinhos de excelente e vibrante acidez, fáceis de se gostar, que combinam com o nosso clima e muito refrescantes.

Na sequência fomos convidados para o excelente jantar do Vieria Souto: entrada, Gravlax de Salmão; primeiro prato, risoto de camarão; e prato principal, bacalhau. A indicação era para experimentar diferentes vinhos com os pratos, sempre neste clima descontraído. Observamos de perto toda a versatilidade dos vinhos.

Provamos muitos bons vinhos durante a noite, seguem alguns destaques:
- Casa de Vilacetinho Avesso Colheita Selecionada 2014
- Soalheiro Alvarinho 2014
- Soalheiro Alvarinho Reserva 2013, o destaque da noite em minha opinião
- Portal do Fidalgo Alvarinho 2013
- Covela Avesso 2013

Prove um Vinho Verde e refresque-se!

Nenhum comentário: