11 de novembro de 2015

Depois do Malbec Day no Consulado Argentino, mais uns goles no Lima em boa companhia

Nome: Leyda Reserva / Niederösterreich
Safra: 2005 / -
País: Chile / Áustria
Produtor: 

Uvas/Corte: Sauvignon Blanc /Riesling
Teor alcoólico: -
Onde foi comprado: Restaurante Lima / Oferecido pelo Alain

Degustado em: 29 de abril de 2015
Onde Bebeu: Restaurante Lima
Harmonizado com: Várias entradinhas
Com quem: Claudio, Rafaela, Deco, Alain e Bruno


Impressões da Rafaela

Pela segunda vez fui ver a palestra do Deco no Consulado Argentino aqui no Rio. Desta vez foi mais animada porque o Claudio e o Bruno estavam participando também. Depois de provarmos alguns vinhos argentinos, partimos para o Lima. Estávamos já na metade do Leyda quando o Alain chegou com a garrafa de um "dos seus vinhos". Alain é campeão na escolha de vinhos orgânicos. Ele mesmo sonha em fazer seu próprio vinho livre de porcarias. Torcemos para que a primeira safra seja muito boa. Neste dia, provamos várias comidinhas gostosas do Lima. Conversa muito animada e companhia de primeira. 

Comentário do Claudio
A noite começou com um ótimo evento no Consulado da Argentina com direito a palestra do nosso amigo 
Deco, que é representante da Wines of Argentina no Brasil. Além de provar bons vinhos, encontramos outro amigo, Bruno Agostini. Com o fim da palestra veio a pergunta, que tal sair para jantar? Proposta aceita, seguimos para o ótimo restaurante peruano em Botafogo, o Lima. No caminho ligamos para outro amigo, o Alain. Noite de ótimo papo e acompanhado por dois vinhos: o refrescante e correto Sauvignon Blanc chileno Leyda e a ótima surpresa da noite, um vinho austríaco, natural, levado pelo Alain. Por falar nisto, o Alain é um apaixonado por vinhos naturais e sempre ele tem uma novidade, algum vinho com paladar muito particular e envolvente para apresentar. Esta paixão resultou na importadora Gavinho, com uma seleção incrível de vinhos naturais. Vale conhecer.

2 de novembro de 2015

Vega Sauco Crianza 2011 e Norton Reserva Malbec 2011


Nome: Vega Sauco Crianza / Norton Reserva
Safra: 2011 / 2011
País: Espanha / Argentina
Região: Toro / Mendoza
Produtor: Bodegas Vega Sauco / Bodega Norton

Uvas/Corte: Tempranilo / Malbec

Teor alcoólico: - / 14,5%
Rolha: Cortiça

Onde foi comprado: La Botella, em Ipanema, Rio de Janeiro
Quando foi comprado: 27 de abril de 2015
Degustado em: 27 de abril de 2015
Onde Bebeu: 
La Botella, em Ipanema
Harmonizado com: Frios e sanduíches
Com quem: Claudio, Miguel, Marcelo e Ricardo


Comentário do Claudio
Mais um encontro com meus amigos de faculdade. Mais uma vez fomos ao La Botella, simpática loja de vinhos em Ipanema de que gostamos muito. Nesta noite escolhemos beber dois vinhos certeiros. Abrimos a noite com o ótimo Vega Sauco. Além de ter um rótulo marcante, com uma foto de pedrinhas, é um vinho de excelente custo e de ótima qualidade. Feito da uva Tempranillo, é um vinho que nunca me decepcionou: bem feito, boa estrutura, álcool bem integrado, sem exageros.

Na sequência fomos para um vinho argentino. Há vários anos, no mesmo La Botella, bebemos este mesmo vinho da safra 2002, um malbec bem marcante, um vinho que estava em um nível superior. Ficamos sempre com a lembrança deste vinho. Resolvemos abrir este 2011, também um bom vinho, muito bem feito, um clássico malbec argentino sem exageros na fruta. Mas não sei se o nosso paladar evoluiu ou se realmente o 2002 era de outro nível. Este 2011 não chegou a surpreender. Mais uma noite agradável, de bom papo e bons vinhos no La Botella.