15 de fevereiro de 2015

Espumante para acompanhar nosso bloco particular de Carnaval: Casa Portuguesa Brut Rosé

Nome: Casa Portuguesa Brut Rosé
País: Brasil
Região: Campos de Cima da Serra, Muitos Capões/RS
Produtor: Vinícola Fazenda Santa Rita

Uvas/Corte: 60% Chardonnay e 40% Pinot Noir
Teor alcoólico: 12,5%
Rolha: Cortiça
Preço: R$ 36
Onde foi comprado: Supermercado Bortolon, em Vacaria/RS
Quando foi comprado: 30 de janeiro de 2015
Degustado em:  15 de fevereiro de 2015
Onde bebeu: Em casa, no Rio
Harmonizado com: Nossa quase feijoada de Carnaval
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do produtor: 
Elaborado a partir de 60% de uvas Chardonnay e 40% Pinot Noir cultivadas na região de Campos de Cima da Serra. Com um cuidadoso processo de seleção de uvas em campo este espumante de origina com um processo de prensagem direta das mesmas a baixa pressão e com rendimento máximo de 50% de mosto flor. O que confere um espumante de uma atrativa e elegante cor rosa brilhante com um fino delicado e intenso perlage, que forma uma coroa cremosa duradoura e persistente. De aromas sutis de frutos frescos como pitanga e amoras tem-se um espumante cremoso fino delicado e sobre tudo fresco de longo final. Ideal para apreciar só ou acompanhar culinária tahi e japonesa, frutos do mar como camarões, saladas de mexilhões, ostras frescas ou ao vapor, peixes como mero e atum, risoto de frutos do mar e paellas. Deguste entre 6 a 8 graus.

Impressões da Rafaela
Nosso bloco de Carnaval neste ano está apenas concentrando... em casa. Nesses últimos dias, a cozinha tem esquentado as caçarolas como há muito não fazia. Hoje mesmo iríamos fazer apenas um feijãozinho, mas logo surgiu uma linguicinha na comissão de frente, seguida por uma couve rodadinha como uma baiana e logo estava se formando uma feijoadinha - só faltou a laranja. Para acompanhar a nossa quase-feijoada resolvemos abrir algo leve e refrescante. Claudio escolheu este espumante comprado em nossa última viagem a Vacaria. É um espumante bem leve, descomplicado e que faz uma espuma danada (cremoso, como explica o Claudio). É um espumante que vai acompanhar muito bem comemorações descontraídas. Depois da feijoada, saímos para fazer uma caminhada até o Parque Lage, no Jardim Botânico. Afinal, à noite ainda teríamos pizzas!

Comentário do Claudio
Todas as vezes que vamos a Vacaria procuramos as novidades dos vinhos feitos na região (Campos de Cima da Serra). Este espumante da Fazenda Santa Rita, feito com a consultoria do enólogo uruguaio Alejandro Cardozo, foi escolhido para escoltar nossa pequena feijoada de Carnaval. Recém-lançado, a proposta deste espumante é ser da linha de entrada da vinícola, que tem planejamento de produzir mais 5 espumantes diferentes, de todas as gamas. Feito pelo método Charmat é uma espumante fresco e direto. De corpo leve, correta acidez e de sabor intenso, é um gostoso espumante que funcionou bem para acompanhar a feijoada. De bela cor salmão clarinho, destaque para a intensa espuma e a cremosidade em boca. Mais um bom trabalho do enólogo Alejandro e mais um produto para mostrar o potencial da região.

Um comentário:

VINICOLA FAZENDA SANTA RITA disse...

Adoramos seus comentários e gostaria de compartilhar que em abril e maio e 2015, recebemos duas notícias que nos encheram de orgulho. Duas premiações, para coroar o árduo, porém, gratificante trabalho que realizamos continuamente, em busca da excelência, desde a produção de nossas uvas, até a qualidade de nossos vinhos, sempre visando a sua satisfação.

O Espumante Casa Portuguesa foi duplamente reconhecido com Medalhas de Ouro em concursos de expressão internacional, realizados na Europa.

O Concurso Challenge International du Vin, realizado nos dias 10 e 11 de abril na França, mais precisamente em Bourg, intitulou o Espumante Casa Portuguesa Brut Rosé, da Vinícola Fazenda Santa Rita, como medalha de ouro.

Já nos dias 1, 2 e 3 de Maio aconteceu em Jesolo, que é uma comuna italiana da região do Vêneto, província de Veneza, na Itália, o Concurso Mundial de Bruxelas. Como tem sido habitual, desde há uma década, o Concours Mondial de Bruxelles toma o caminho das grandes regiões vinícolas europeias, para sediar um dos concursos mais importantes do segmento.

Participaram do evento produtores de cerca de cinquenta países, representados com mais de 8000 vinhos que foram submetidos à avaliação de 300 degustadores profissionais internacionais.

Mais uma vez, o Espumante Casa Portuguesa foi condecorado com Medalha de Ouro, graças a aprovação de sua qualidade em cor, aroma e sabor, diferenciados e marcantes.