23 de janeiro de 2015

Em São Lourenço acompanhados pelo Salton Septimum 2009 #winebar

Nome: Salton Septimum
Safra: 2009
País: Brasil
Região: Campanha Gaúcha
Produtor: Vinícola Salton

Uvas/Corte: Tannat, Ancelota, Merlot, Cabernet Franc, Teroldego, Cabernet Sauvignon e Marselan
Teor alcoólico: 13 %
Rolha: Cortiça
Numeração: 790 / 7547
Onde foi comprado: Gentilmente nos enviado pelo Winebar
Degustado em: Hotel Brasil, em São Lourenço/MG
Harmonizado com: Diversos pratos com gosto de comida caseira
Com quem: Claudio, Rafaela, Mauro, Marcela e Regina Helena

Comentário do Produtor
Profundo e brilhante na sua coloração, demonstra matizes bordô e rubi. Seu aroma expressa a complexidade da integração de sete castas, em equilíbrio com as mais legítimas características do carvalho. Neste conjunto se distinguem caracteres de frutos secos, notas balsâmicas, frutas vermelhas e negras maduras, além de toques de baunilha e especiarias. No paladar, apresenta um sabor igualmente complexo e estruturado com uma veludada adstringência, devido a seus taninos redondos, e um acentuado final de boca.

Impressões da Rafaela
Desde que conheço a mãe do Claudio, todos os anos ela passa uma temporada em São Lourenço, cidade mineira onde se encontram diferentes fontes de água mineral, cada uma com propriedades particulares. Neste ano, deu tudo certo para passarmos um fim de semana junto com ela e as amigas no Hotel Brasil, um dos empreendimentos mais antigos de São Lourenço. Não conseguimos sair muito cedo do Rio e acabamos chegando para o jantar. Quer dizer, chegamos depois do jantar que ocorre todas as noites no restaurante do hotel, mas na salinha ao lado nos esperavam diversos pratos, inclusive um arroz com feijão bem temperadinho. Claudio e eu decidimos levar dois vinhos para beber no fim de semana. O primeiro aberto foi este Salton, vinho redondinho, de que gostei muito. Logo após o jantar, houve ainda um show em um salão do hotel e a noite de queijos e vinhos.

Comentário do Claudio
Um ótimo vinho feito pela Salton. Recebemos este vinho para uma edição do Winebar. Não tivemos a oportunidade de abri-lo na data da transmissão e resolvemos guardá-lo por alguns meses. Fomos passar o fim de semana na cidade mineira de São Lourenço, famosa por sua fontes de águas minerais. Ficamos hospedados no Hotel Brasil, tradicional hotel que fica ao lado do parque das águas, hotel que meu bisavós e avós frequentavam. Resolvi levar duas garrafas de vinho para bebermos durante o fim de semana e a primeira que abrimos, no dia em que chegamos, foi este Salton. Vinho muito bem feito, de estilo moderno, mas sem exageros de extração de fruta ou madeira. Vinho redondo, de bom corpo, bem equilibrado, taninos macios e leve acidez. Um bom vinho, que vale ser provado, para abrir o passeio em São Lourenço.

Nenhum comentário: