8 de fevereiro de 2015

Depois da degustação de águas minerais no Parque de São Lourenço, provamos o Aurora 80 Anos

Nome: Aurora 80 Anos
Safra: 2008
País: Brasil
Região: Bento Gonçalves
Produtor: Vinícola Aurora

Uvas/Corte: 60% Cabernet Sauvignon, 20% Cabernet Franc e 20% Merlot
Teor alcoólico: 13%
Rolha: Cortiça
Onde foi comprado: Ganhamos da Aurora
Degustado em: 24 de janeiro de 2015
Onde bebeu: Hotel Brasil, em São Lourenço/MG
Harmonizado com: Diversos pratos caseiros
Com quem: Claudio, Rafaela, Mauro, Marcela e Regina Helena

Impressões da Rafaela
Na noite anterior chegamos a dar uma voltinha pelo centro de São Lourenço, mas foi neste sábado que conhecemos melhor a cidade. Saímos logo cedo para dar uma olhada no comércio e visitarmos a igreja. Depois de fazermos uma fezinha em duas lotéricas, seguimos para o Parque das Águas de São Lourenço, onde há nove fontes de águas minerais. Provamos todas elas. São sete tipos diferentes de águas minerais, cada uma com características e propriedades particulares. Há desde água contra problemas diuréticos até algumas para prevenir depressão. O parque é bem cuidado e muito agradável para passear. Lá encontramos os demais componentes de nosso grupo. Depois do almoço gostoso no Hotel Brasil, fomos dar mais uma volta no parque. Eu queria muito fazer uma massagem no spa que fica dentro do parque, mas os horários estavam todos já cheios. Ficará para uma próxima. Aproveitamos para brincar com os gatos do parque, beber mais algumas águas e simplesmente conversar à sombra das muitas árvores. O parque foi criado nos anos 1930 e ganhou notoriedade pela qualidade de suas águas. Agora a água mineral é engarrafada pelo Nestlé, que comprou os direitos há alguns anos. No finalzinho do dia ainda passeamos mais um pouco pelo calçadão. À noite, para acompanhar nosso jantar no hotel, abrimos este Aurora 80 Anos, outro bom vinho brasileiro.

Comentário do Claudio
Ganhei esta garrafa em uma visita que fiz, junto com outros blogueiros, à Cooperativa Vinícola Aurora em junho de 2011. Resolvi guardá-la por algum tempo. Durante a visita provamos o vinho feito em comemoração aos 75 anos da cooperativa e achei que este 80 anos poderia ganhar com um tempo de garrafa. Separando os vinhos para levar para São Lourenço, me lembrei desta garrafa e, com 7 anos de vida, achei que já era hora de provar. Depois de passear durante o dia pelo cidade e pelo agradável Parque das Águas Minerais em São Lourenço fomos jantar no restaurante do Hotel Brasil. Gostei do estilo deste vinho. Perfil mais gastronômico, com notas de terra, couro e frutas escuras, se mostrou muito equilibrado, estilo mais elegante, mais próximo do velho mundo, vinho de característica próxima ao que acho que os tintos brasileiros da Serra gaúcha podem oferecer. Gostei e fiquei com vontade prová-lo novamente, procurando uma boa harmonização.

6 comentários:

Rodrigo Rosa disse...

Olá Claudio/Rafaela,

O Parque das Águas é muito bacana, minha mãe é de lá e sempre que possível, estou lá visitando. Acho este vinho muito bom. Eu e minha esposa temos uma ligação marcante com o Aurora 75, não mais vendido, infelizmente, mas este outro comemorativo é bem bacana também.

Abraços

Le Vin au Blog disse...

Olá, Rodrigo!
Eu gostei muito de São Lourenço. Nunca tinha ido a uma cidade de águas minerais e achei o tipo de passeio bem interessante.

Vimos o Aurora 80 (não o 75 infelizmente) à venda em Caxias do Sul, na loja Tumelero Bebidas. Quem sabe vocês dão uma passadinha lá quando você for correr a Wine Run.:)
Abraços,
Rafaela

Rodrigo Rosa disse...

Vou seguir a dica...rs
Tentei em todos os lugares possíveis e imagináveis comprar o bendito novamente, sem sucesso, mas não passei na Tumelero, mas tentarei passar sim. Já fiz a inscrição para a prova. Vocês irão este ano?

Abraços, Rodrigo

Le Vin au Blog disse...

Acho que neste ano não vai dar. Estamos muito destreinados. :(

Rodrigo Rosa disse...

Puxa que pena. Eu estou pegando firme nos treinamentos para tentar não dar vexame...rs Veremos em Maio. De qualquer maneira, obrigado pelas dicas. Depois eu falo se consegui o vinho.
Abraços!!!

Rodrigo Rosa disse...

Olá Claudio/Rafaela,

Tudo bem com vocês? Lembrei deste comentário que fiz aqui no blog, pelo lançamento do Aurora 85.
Não consegui o 75 em lugar algum. Fizemos uma recente visita a Aurora em Bento, e eles possuem na nova adega que fizeram lá, mas não vendem por nada nesse mundo...rs
Vou experimentar esse novo e falo depois se é bom.

Abraços