12 de janeiro de 2015

Taittinger e Gloria Reynolds 2004 para receber os amigos de Campinas

Nome: Taittinger / Gloria Reynolds
Safra: - / 2004
País: França / Portugal
Região: Champagne / Alentejo
Produtor: Taittinger Julian Cuellar Reynolds
Importador: - / Casa do Porto

Uvas/Corte: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier / Alicante Bouschet e Trincadeira
Teor alcoólico: 12% / 13.5%
Rolha: Cortiça / Cortiça
Quando foi comprado: Ganhamos da família Taittinger / Presenteado pelo Beto no Encontro de Vinhos de São Paulo na presença do produtor
Degustado em: 4 de dezembro de 2014
Onde bebeu: Em casa, no Rio
Harmonizado com: Pizzas caseiras
Com quem: Claudio, Rafaela, Alexandre e Vanessa com Luiza na barriga

Impressões da Rafaela
Alexandre e Vanessa viriam nos visitar em outubro, mas uma ótima notícia acabou mudando os planos. Eles estão esperando a Luiza, o que jogou a viagem para um pouco mais tarde. Então nesta quinta-feira, finalmente, fomos felizes esperá-los no aeroporto. Claudio já havia deixado tudo pronto. Faria pizzas. Para dar início aos trabalhos, um champagne de que gostamos muito. O vinho que acompanhou as pizzas também seguiu no mesmo ritmo de qualidade. A varanda só seria inaugurada nos dias seguintes, pois neste dia a ventania estava demais.

Comentário do Claudio
Exame gustativo: Para receber o Alexandre, a Vanesa (e a Luiza), que estavam chegando para passar o fim de semana conosco, resolvemos fazer algumas pizzas. Para acompanhar, separei dois vinhos para a noite. Abrimos os trabalhos com uma Taittinger. Nada melhor que um bom Champagne para receber os amigos e a Taittinger é um belo exemplar: boa cremosidade, boa acidez, elegância e complexidade. Brinde feito, partimos para as pizzas e abri um tinto que ganhei do Beto Duarte em uma edição do Encontro de Vinhos em São Paulo. O Gloria Reynolds é o vinho top da vinícola alentejana e com 10 anos de vida estava em um perfeito estágio para se aproveitar o máximo dele. Vinho de boa estrutura, boa tipicidade e complexidade. Evoluiu bem com 10 anos de garrafa. Belo vinho para abrir o fim de semana com os amigos no Rio.

Nenhum comentário: