27 de janeiro de 2015

Para espantar o calor: Guatambu Extra Brut

Nome: Guatambu Extra Brut
Safra: 2012
País: Brasil
Região: Campanha Gaúcha
Produtor: Guatambu Estância de Vinhos

Uvas/Corte: Chardonnay 100%
Teor alcoólico: 12,5%
Rolha: Cortiça
Garrafa nº: 1.425 de 2.800 produzidas
Preço: R$ 48
Onde foi comprado: Tumelero Bebidas, em Caxias do Sul
Quando foi comprado: 18 de dezembro de 2014
Degustado em: 15 de janeiro de 2015
Onde bebeu: Em casa, no Rio
Harmonizado com: Pães e queijos
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
Exibe cor verde com tons platinados, perlage fino e abundante, resultando em uma coroa cremosa e persistente. Revela aromas finos de frutas de polpa branca, como ameixa branca e pêra, dando lugar, em segundo plano, a notas delicadas de pão tostado e leveduras. Na boca apresenta-se cremoso, com amplo volume e grande frescor, onde as notas de frutas e leveduras estão em harmonia e equilíbrio.

Impressões da Rafaela
Assim como não sei como consegui sobreviver aos invernos que passei em Esmeralda, sem calefação e sem roupas realmente adequadas ao frio, não sei bem dizer como tenho vencido estes dias de calorão aqui no Rio. Quer dizer, se parar um segundo para pensar, eu saberei dar a resposta - mas aí teria de reformular a primeira frase deste texto. Bom, para acalmar o calorão de 40 graus deste começo de ano no Rio de Janeiro só mesmo com ar condicionado ou espumante. Ou os dois, como tivemos aqui em casa nesta noite. Comprei este espumante por indicação do vendedor da Tumelero, loja de vinhos lá de Caxias do Sul. Foi uma boa compra. Apesar de não ser o meu preferido, trata-se de um espumante bem feito, fresco e maravilhoso para ser aberto no momento atual, especialmente se estiver geladinho no ponto certo.

Comentário do Claudio
Exame visual: Dourado clarinho com perlage fina.
Exame olfativo: Notas florais bem agradável.
Exame gustativo: Um ótimo espumante da Campanha Gaúcha feito pelas mão do enólogo Alejandro Cardozo. Já havia lido muitos comentários sobre os vinhos e sobre o trabalho sério que a vinícola Guatambu vem desenvolvendo em Dom Pedrito, mas ainda não havia provado os vinhos. Este espumante se mostrou muito bem feito, com boa cremosidade em boca, bem seco e com final de boca bem marcado. Boa acidez, foi bem com os queijos e também é refrescante, ajudou na noite quente aqui do Rio. Espumante de ótima qualidade que me deixou com vontade de provar os outros vinhos feitos por lá.

Nenhum comentário: