11 de dezembro de 2014

Brinde qualificado: Champagne Chartogne-Taillet Heurtebise 2008


Nome: Chartogne-Taillet
Safra: 2008
País: França
Região: Champagne
Produtor: Chartogne-Taillet

Uvas/Corte: Chardonnay 100%
Teor alcoólico: 12%
Rolha: Cortiça
Onde foi comprado: em Paris
Quando foi comprado: Julho de 2013
Degustado em: 11 de dezembro de 2014
Onde bebeu: Na varanda de casa, no Rio
Harmonizado com: Polpettone Voilà e arroz integral
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
Ce Blanc de blancs est issu d'une vigne nommée Les HeurteBise. Les sols sablonneux calcaires qui nourrissent les plants se réchauffent rapidement, et apportent à cette sève, une chaleur que l'on ressent aisément dans le Champagne. La trame sèche et nette de ce vin provoque et intimide, il est nécessaire de lui apporter toute son attention pour comprendre ce vin bien représentatif des sables de Merfy.

Impressões da Rafaela
Este não foi um dia fácil. Ele vinha sendo esperado há três anos. Tudo bem, talvez eu esteja exagerando um pouco. Nos últimos dois meses, porém, foi o dia mais aguardado, o dia da minha qualificação de doutorado. Depois de vários dramas com o orientador, incertezas a respeito de muitas coisas, chegou o momento de apresentar o projeto para uma banca de cinco professores. Eu sempre fico nervosa com apresentações. Desta vez não foi diferente. Fato é que tudo passa e as três horas diante da banca também passaram. Recebi críticas, sugestões e puxões de orelha, mas sobrevivi. Ufa! Há muito trabalho pela frente. 2015 será um ano de muitas leituras e precisarei me dedicar muito ao doutorado se quiser passar pela banca em março de 2016. Quando cheguei em casa, exausta, pensamos em sair, mas no final vasculhamos o freezer e ao ver que ainda tínhamos um Voilà, decidimos ficar em casa mesmo. Claudio escolheu este Champagne para brindarmos esta troca de fase. Obrigada, amor, por estar ao meu lado ao longo deste ano. No dia seguinte, comemorei com meus amigos queridos do mestrado.

Comentário do Claudio
Exame gustativo: Nada melhor que pontuar datas importante brindando com um bom Champagne. Compramos esta garrafa por indicação de dono de uma loja de vinhos bio que conhecemos em Paris. Resolvemos abrir esta garrafa para comemorar mais uma etapa que a Rafaela cumpriu no doutorado. Um Champagne de personalidade e boa complexidade. Em boca, notas claras de leveduras e amêndoas, além de delicadas notas de frutas brancas. De boa acidez, tem um final longo e agradável. Um Champagne diferente e interessante. Vamos começar a escolher como serão os brindes das novas etapas vencidas.

Nenhum comentário: