20 de novembro de 2014

Um grande Chianti para comemorar o aniversário #cbe

Nome: Bibbiano Vigna Del Capannino
Safra: 2008
País: Itália
Região: Chianti Classico
Produtor: Tenuta de Bibbiano

Uvas/Corte: Sangiovesse 100%
Teor alcoólico: 14%
Rolha: Cortiça
Onde foi comprado: em Florença, na Itália
Quando foi comprado: Julho de 2013
Degustado em: 20 de novembro de 2014
Onde bebeu: Restaurante Rubaiyat Rio
Harmonizado com: Excelente couvert do restaurante, além de um bife de chorizo e um frango grelhado
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
Colore: rosso rubino molto intenso e profondo.
Profumi: intensi, molto complessi, con piacevoli e sfumate note fruttate che ricordano l’amarena e la prugna a cui siassociano gradevoli sentori speziati, in particolare di tabacco e sottobosco uniti a piacevolissime note balsamiche.
Gusto: grande struttura che unisce potenza, finezza ed eleganza; grande equilibrio, spiccata sapidità e dolcezza di tannini ben maturi e vellutati. Ottima e prolungata la persistenza finale.

Impressões da Rafaela
Já que o Claudio vai falar sobre o vinho, gostaria de dizer que adorei o restaurante Rubaiyat. Como chegamos cedo, conseguimos uma mesa na varanda, de onde dá para ver as pistas de corrida do Jockey. O ambiente é muito agradável. As mesas são bem separadas, você não fica ouvindo a conversa dos outros frequentadores. De vez em quando passa um gato por baixo da sua mesa, mas acho que deve ter sido uma exceção. Agora, contra os mosquitos é bom se prevenir. Eu estava de vestido e minha perna ficou parecendo a de uma legítima moça do campo, toda pintada de picadas. Fiquei muito feliz com o ótimo couvert. O pão de alecrim é imperdível! Como era aniversário do Claudio, ganhamos uma sobremesa e espumante para um brinde. O garçom também me ajudou a cantar os parabéns. Espero voltar logo! Ah, sim, o Chianti estava fabuloso!

Comentário do Claudio
Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Compramos este Chianti em nossa última visita à Itália. Em uma loja em Florença, comecei a olhar os vinhos e peguei uma garrafa de um Chianti que havia bebido na noite anterior (leia aqui) e gostado bastante. O vendedor da loja viu que me interessei por aquele vinho e veio me perguntar sobre ele. Disse que era um estilo de Chianti que eu gostava. Assim ele pegou esta garrafa e me entregou, dizendo que eu iria gostar muito deste. Pensei um pouco e resolvi comprar, seguindo a indicação do vendedor. Estava esperando uma oportunidade para abrir e neste mês tive duas. Chianti foi o tema deste mês da Confraria Brasileira de Enoblogs e também teve meu aniversário. Fomos jantar no novo Rubaiyat que abriu no Jockey, e levamos esta garrafa para ser o vinho do jantar. Que belo vinho! Este vinho é exatamente o estilo de Chianti de que mais gosto: vinho de boa estrutura e complexidade, segue um estilo de vinho mais antigo, mais austero, taninos mais vivos. Um vinho verdadeiro e envolvente. Um vinho de perfil mais tradicional, de personalidade. Para quem gosta deste estilo de vinho, este Bibbiano é uma pedida certa. Excelente vinho, perfeito para comemorar o meu aniversário e boa dica do vendedor da loja em Florença.

Nenhum comentário: