11 de agosto de 2014

Tannat Tasting Tour 2014: ótimos vinhos uruguaios

No dia 11 de agosto, a convite da assessoria de imprensa da Wines of Uruguay  participei do evento Tannat Tasting Tour. Foi uma ótima oportunidade de provar alguns vinhos daquele país, de alguns produtores que eu já conhecia, mas também de novos e pequenos produtores. A feira estava muito bem organizada, não muito cheia, o que permitiu ter um contato mais próximo e com mais calma com os produtores. 
Sempre gostei muito do que provei do Uruguai: vinho com estilo próprio, com muita personalidade, vinhos fora do lugar comum. Foi muito interessante observar isto no evento. Mesmo sendo uma feira focada em Tannat, alguns produtores levaram também vinhos de outras cepas, assim deu para ter um bom panorama do que está sendo feito por lá. Provamos vinhos de vários estilos, com produtores seguindo caminhos próprios. Do vinho bem rústico e até difícil de tomar para paladares iniciantes até vinhos arredondados na madeira de estilo mais moderno, tivemos um bom panorama dos vinhos daquele país. 
Gostei muito do que provei, com a grande maioria dos produtores tentando seguir um caminho próprio, uma identidade única, fugindo do lugar comum. A cada prova, a cada vinho, uma boa surpresa estava guardada. A tannat cada vez mais bem domada e amigável. Provamos vinhos jovens e frutados e também mais encorpados e com potencial de envelhecimento. Muitos produtores misturaram Tannat com Merlot e o resultado ficou muito interessante. 
Foi um ótimo evento, ficou faltando apenas um bom pedaço de carne na parrilla para ficar perfeito.

Nenhum comentário: