29 de dezembro de 2014

Projeto bem interessante: a Confraria Amigos do Efraim (Moraes)

Jantar no Bistrô Ouvidor, aberto na Rua Bambina, 145, em Botafogo.
24 de setembro de 2014

Impressões da Rafaela
A tarde de quarta-feira seguia tranquila quando o Claudio me enviou uma mensagem dizendo que havíamos sido convidados para conhecer o Bistrô Ouvidor, restaurante bonito aberto há poucos dias na Rua Bambina. Andamos muito animados com as muitas opções que têm surgido em Botafogo nos últimos meses, não apenas restaurantes, mas bares, delis, centros culturais...
Quando chegamos ao restaurante, algumas mesas já estavam ocupadas. O grupo faz parte da Confraria Amigos do Efraim, como o chef Efraim Moraes a chama. Periodicamente ele promove jantares harmonizados e dá uma aulinha sobre vinhos e comidas bem interessante e animada. Nessa noite, ele ensinou a fazer em poucos minutos um prato com salmão e uma salada caprese, inclusive com um molho pesto feito na hora.
O jantar foi harmonizado com espumantes da Cave Geisse, vinícola representada pelo Efraim aqui no Rio. Eu adoro os produtos Geisse, então fiquei bem feliz com a possibilidade de prová-los novamente. O jantar seguiu o modelo adotado pelo restaurante de oferecer as conhecidas "fórmulas", como entrada, prato principal e sobremesa. Tudo estava delicioso. Antes ainda de começarmos com os pratos, experimentamos os pães feitos na casa e as bruschetas.
A entrada foi uma salada de folhas variadas com presunto de parma e maçã assada temperada com azeite trufado. O prato principal foi um delicioso parmentier de pato. Para fechar, mousse de chocolate. Estava tudo perfeito. Eu gosto muito do Cave Geisse Blanc de Blanc, que ontem harmonizou maravilhosamente bem com a salada.
Em breve estaremos lá novamente.

Comentários do Claudio
Fomos gentilmente convidados para conhecer um novo restaurante aberto na Rua Bambina em Botafogo. O Bistrô Ouvidor do centro do Rio abriu uma filial aqui nas redondezas e com o sommelier e chef Efraim como sócio da casa. Regularmente ele promove jantares e harmonizações para uma Confraria que recebe o seu nome. Nesta noite fomos convidados a participar da apresentação dos espumantes da Cave Geisse (Efraim é o representante no Rio dos espumantes). Noite perfeita em que pudemos provar o Terroir Nature, um espumante muito complexo e intenso. Degustamos o Blanc de Blancs e o Blanc de Noir e, para fechar, ainda provamos o Amadeu Moscatel. A qualidade dos espumantes feitos pelos Geisse dispensa comentários. Fica a dica para quem quer um ótimo restaurante, com boa carta de vinhos e bom preço: Bistrô Ouvidor.

Nenhum comentário: