26 de setembro de 2014

Embrapa Extra Brut 40 Anos 2011

Nome: Embrapa Extra Brut 40 Anos
Safra: 2011
País: Brasil
Região: Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves

Uvas/Corte: Riesling Itálico
Teor alcoólico: 13%
Rolha: Cortiça
Onde foi comprado: Ganhamos este espumante da Milena
Quando foi comprado: Julho de 2014
Degustado em: 26 de setembro de 2014
Onde bebeu: Em casa
Harmonizado com: Peixe, salada, milho e batatas
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
O espumante Extra Brut branco foi produzido com 100% de uvas da variedade Vitis vinifera Riesling Itálico ISV1 (sinonímia de Pignoleto), provenientes de Nova Prata, Serra Gaúcha. Apresenta coloração palha-esverdeada, aroma intenso, remetendo a cítricos e pomelo, e paladar com notas de amêndoas e avelãs, acidez marcante, boa cremosidade e agradável persistência. Evidencia o permanente esforço da Embrapa Uva e Vinho no sentido de identificar cultivares de uva aptas à elaboração de produtos superiores. A produção foi de 3,6 mil garrafas.

Impressões da Rafaela
Primeiro dia de cinco dias de folga que tirei para estudar um pouco mais. Este espumante foi nos presenteado pela Milena quando estivemos em São Carlos meses atrás. É uma bebida muito gostosa, que pode funcionar tanto em uma festa sem muita comida quanto acompanhando um belo jantar, como foi o caso desta noite. Obrigada, Milena! Gostamos muito.

Comentário do Claudio
Exame olfativo: Algo de amêndoas.
Exame gustativo: Ganhamos este espumante da Milena, que trabalha na Embrapa.  O laboratório de Inovação Enológica produz alguns produtos. Entre eles, uma linha de espumantes em pequenas quantidades. Esta é uma série comemorativa aos 40 anos de pesquisas. Feito pelo método tradicional, com 100% de uva Riesling Itálico, este espumante apresentou boa cremosidade em boca, bom corpo, acidez correta, bastante seco e um final de boca bastante presente. Um espumante diferente, interessante e bem feito. No site da Embrapa Uva e Vinho, você pode encontrar a lista de produtos com os preços.

Nenhum comentário: