14 de agosto de 2014

Em degustação dos vinhos catarinenses da Sanjo, destaque para um belo Chardonnay

No dia 14 de agosto, fui convidado pelo representante de vendas da Sanjo aqui no Rio, a distribuidora Saudável em Botafogo. 
A Sanjo é uma cooperativa de produtores de frutas, principalmente maçã, que fica em São Joaquim na Serra Catarinense. Em 2002, pelas boas condições climáticas da região, uma família de descendentes de imigrantes japoneses resolveu implantar vinhedos para a produção de uvas finas e de vinhos. Assim nasceu esta novata vinícola que hoje conta com 11 vinhos no seu portfólio. 
Já havia provado alguns rótulos, mas desta vez consegui provar outros vinhos que eu não conhecia. Gostei da maioria dos vinhos. Alguns já mostram grande qualidade e outros um potecial grande para a evolução. São vinhos de que vamos ouvir muito falar ainda.
Destaco o Sauvignon Blanc Núbio, um vinho de ótima acidez e com notas vegetais, características da cepa, bem marcada. Vinho vai funcionar muito bem com frutos do mar. O Maestrale Cabernet Sauvignon se mostrou muito interessante e bem feito, com boa presença em boca e boa estrutura. Mostrou boa qualidade das uvas e potencial para crescer muito em próximas safras. O vinho que mais me impressionou foi o top Maestrale Integrus Chardonnay 2011, de muita qualidade, boa complexidade em boca, interessantes notas minerais, rico e sem exageros na madeira. Sem dúvida um grande vinho que ser provado às cegas vai deixar muito degustador em dúvidas de sua origem. Recomendo provar. 
Fiquem de olho nos vinhos catarinenses, a cada dia vemos melhores resultados vindos daquela região.

Nenhum comentário: