1 de novembro de 2014

Vinho branco nacional para a Confraria Brasileira de Enoblogs: Aracuri Sauvignon Blanc 2013 #cbe

Nome: Aracuri
Safra: 2013
País: Brasil
Região: Campos de Cima da Serra
Produtor: Aracuri - Vinhos Finos

Uvas/Corte: Sauvignon Blanc 100%
Teor alcoólico: 12,5%
Rolha: Cortiça
Numeração da garrafa: 03745
Onde foi comprado: Gentilmente oferecido pela vinícola
Degustado em: 1º de novembro de 2014
Onde bebeu: Em casa
Harmonizado com: Queijos, pães, azeitonas
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
Aromas intensos e elegantes, com predomínio de notas vegetais e de pomelo. Paladar complexo e equilibrado com acidez vibrante e refrescante.

Impressões da Rafaela
Este foi mais um sábado sentada à frente do computador, tentando dar conta de uma lista de afazeres acadêmicos. Sinceramente, não vejo a hora de mudar de fase. Agora falta pouco. À noite, meio sem ideias, resolvemos ir ao supermercado comprar algumas coisinhas para acompanhar o vinho que planejamos beber para a CBE. Confesso que eu nunca sei qual é a minha uva preferida. Acho que sempre depende do vinho, do meu dia, da comida... Enfim, há dias em que digo amar Riesling, noutros meu coração e paladar são todos da Chardonnay. Sauvignon Blanc, me lembrou o Claudio antes do primeiro gole, é uma casta com um gosto mais vegetal. Realmente foi este o gosto que senti. Apesar deste sabor ser bem marcado, ele é leve.

Comentário do Claudio
Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Mais uma vinho escolhido para a Confraria Brasileira de Enoblogs. Desta vez o tema era vinho branco brasileiro.  Escolhemos um da região dos Campos de Cima da Serra, da vinícola Aracuri. Já provei alguns vinhos desta cepa da região do planalto catarinense (altitude) que mostrou um excelente potencial, este vinho da altitude gaúcha também mostrou que a Sauvignon Blanc pode ser uma excelente aposta para a região. Um vinho com muita tipicidade da casta, com notas vegetais bem presente, corpo leve e boa acidez. É um vinho elegante, mas bem marcado pelas notas verdes, que pode não agradar a todos os paladares. Como eu gosto do estilo, foi um vinho que achei interessante. É um vinho para ficar de olho nas próximas safras, acho que tem todo o potencial de mostrar uma evolução muito boa. Vale conhecer para se perceber o comportamente da Sauvignon Blanc na região.

Nenhum comentário: