25 de julho de 2014

Provamos dois espumantes feitos pela Embrapa

Nome: Brut Charmat / Extra Brut Champenoise
Safra: - / 2011
País: Brasil
Região: Nova Prata, na Serra Gaúcha
Produtor: Embrapa

Uvas/Corte: Riesling Itálico 
Teor alcoólico: 12.5% /
Rolha: Cortiça
Onde foi comprado: Gentilmente oferecido pela Milena, que trabalha na Embrapa e comprou diretamente de lá
Degustado em: 25 de julho de 2014
Onde bebeu: em São Carlos, SP
Harmonizado com: -
Com quem: Claudio, Rafaela, Milena, Rodrigo, Emília, Luis, Maria Luiza, Marie e Ivan

Comentário do Produtor
O espumante Extra Brut branco foi produzido com 100% de uvas da variedade Vitis vinifera Riesling Itálico ISV1 (sinonímia de Pignoleto), provenientes de Nova Prata, Serra Gaúcha. Apresenta coloração palha-esverdeada, aroma intenso, remetendo a cítricos e pomelo, e paladar com notas de amêndoas e avelãs, acidez marcante, boa cremosidade e agradável persistência. Evidencia o permanente esforço da Embrapa Uva e Vinho no sentido de identificar cultivares de uva aptas à elaboração de produtos superiores. A produção foi de 3,6 mil garrafas.

Impressões da Rafaela
Este foi um fim de semana bastante feliz. Viajamos com os amigos Marie e Ivan para São Carlos, para nos despedirmos da Milena e do Rodrigo, que iriam (e foram) passar uma temporada em Paris, e revermos a Emília com a família. Para completar, era aniversário da Milena na sexta-feira, dia em que chegamos. Fizemos vários programas até no domingo, com direito até à Festa da Polenta de Santa Olímpia. Logo depois de nos instalarmos, fomos todos jantar em um bom restaurante da cidade. Milena levou algumas garrafas de espumante da Embrapa para provarmos. Lembro-me de ter gostado dos dois. Felizmente, ganhamos uma garrafa para beber em casa!

Comentário do Claudio
Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: A Embrapa Uva e Vinho produz espumantes. A produção é pequena e, em geral, vendida para os funcionários. Tivemos a sorte de provar dois espumantes diferentes durante jantar de aniversário da Milena em São Carlos, no interior de São Paulo. O primeiro espumante provado foi um leve e agradável brut feito pelo método charmat longo, com 100% das uvas Riesling Itálico. Fácil de beber e de boa acidez, consumimos rapidamente a garrafa. Passamos para um Extra Brut, feito pelo método tradicional. Um espumante de mais corpo, mais complexo, com notas de amêndoas e fermento. Ideal para acompanhar a comida. Boa cremosidade em boca. É um espumante bem interessante. Noite muito agradável, início de nosso final de semana em São Carlos.

Nenhum comentário: