27 de setembro de 2014

Dois ótimos espumantes: Adolfo Lona Brut Rosé / Aracuri Brut Chardonnay 2011

Nome: Adolfo Lona Brut Rosé / Aracuri Brut
Safra: - / 2011
País: Brasil
Região: Garibaldi / Campos de Cima da Serra
Produtor: Adolfo Lona / Aracuri Vinhos Finos
Importador: -

Uvas/Corte: Chardonnay e Pinot Noir Chardonnay
Teor alcoólico: 12,7% / 11,5%
Rolha: Cortiça
Numeração da garrafa: -
Preço: -
Onde foi comprado: - / Gentilmente nos presenteado pela vinícola
Quando foi comprado: -
Degustado em: 23 de maio de 2014
Onde bebeu: Em casa
Harmonizado com: Massa fresca feita em casa com molhos de tomate, pesto e gorgonzola
Com quem: Claudio, Rafaela, Mauro, Regina e Marcela

Comentário do Produtor
Adolfo Lona - O vinho branco que forma parte de aproximadamente 40% do total é proveniente exclusivamente da uva Chardonnay, que aporta à mistura sua elegância e frescor.O Pinot Noir, origem dos excelentes vinhos da Bourgogne francesa e em especial dos espumantes da Champagne, apesar das dificuldades que apresenta na elaboração de vinhos tintos no Brasil se adaptou muito bem ao solo e clima gaúchos e permite produzir vinhos brancos valentes e típicos, que cumprem o fantástico papel de andaime no sabor dos espumantes. Para tirar proveito de todas suas virtudes, o Brut Rosé Adolfo Lona dever ser servido a uma temperatura próxima dos 6ºC.
Aracuri - espumante elegante e refrescante de perlage fina e abundante. No aroma destacam-se as notas de damasco, raspas de limão e pão fresco. O paladar é envolvente e cremoso com acidez cativante.

Impressões da Rafaela
Este jantar foi o presente de Dia das Mães do Claudio para a mãe dele, Regina Helena. Preparamos massa fresca feita em casa com três molhos diferentes, tomate, pesto e gorgonzola. Como sabemos que a Marcela gosta muito de um espumante, separamos estes dois para acompanhar o jantar. Tratam-se de dois ótimos espumantes gaúchos, que gostamos muito e recomendamos àqueles que procuram produtos muito bem feitos.

Comentário do Claudio
Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Jantar em família com dois espumantes que gosto muito, feitos por amigos e já comentados aqui no blog. Adolfo Lona Brut Rosé é um dos espumantes que mais encontramos nos principais restaurantes do Rio. É um belo charmat, muito versátil, que pode acompanhar muito bem uma refeição, com ótima acidez e boa complexidade. Um bom trabalho do amigo Adolfo Lona. O Aracuri vem dos Campos de Cima da Serra, um charmat muito fácil de se beber e muito fresco. Leve, boa acidez, muito agradável em boca, ele é elegante e descomplicado. Belo trabalho da Paula Schenato. A noite foi agradável e as nossas massas caseiras estavam ótimas!

Nenhum comentário: