27 de maio de 2014

2 Cabernets Francs argentinos no restaurante Oui Oui

Nome: Nicasia / Saint Felicien
Safra: - / 2011
País: Argentina
Região: Mendoza
Produtor: Bodega Catena Zapata
Importador: -

Uvas/Corte: 90% Cabernet Franc, 7% Merlot e 3% Petit Verdot / Cabernet Franc
Teor alcoólico: -
Rolha: Cortiça
Numeração da garrafa: -
Preço: Gentilmente oferecido pelo Déco Rossi
Onde foi comprado: -
Quando foi comprado: -
Degustado em: 1º de março de 2014
Onde Bebeu: Oui Oui, em Botafogo
Harmonizado com: Pratos diversos
Com quem: Claudio, Rafaela, Déco e Camila

Comentário do Produtor
Nicasia - Se perciben en este vino elegantes notas herbáceas y de anís aportadas por el Cabernet Franc, junto a vivaces frutos negros y especias conferidos por el Merlot y el Petit Verdot. El paso por roble incrementa aún más la complejidad de este vino, otorgando delicados toques ahumados y de tostado. La sólida estructura de este vino permite acompañarlo con carnes rojas, rissotos y platos elaborados.

Impressões da Rafaela

Déco é apaixonado por carnaval. Com 10 desfiles no currículo, neste ano veio ao Rio para fazer parte da ala de legos da União da Ilha. Mais animado impossível! Antes de ele mergulhar na programação de carnaval, fomos jantar juntos no Oui Oui. Para harmonizar, duas garrafas de Cabernet Franc recém-chegados da Argentina. Pessoalmente, eu preferi o Nicasia, apesar de sempre gostar muito dos produtos Saint Felicien. Estes foram os únicos vinhos que bebemos juntos. Nos demais dias, a cerveja acabou sendo a bebida oficial.

Comentário do Claudio
Rótulo: 
-
Exame visual:
Exame olfativo:
Exame gustativo: Cabernet Franc é uma uva interessante, que gera vinhos com características bem marcantes. Sua grande expressão é no Vale do Loire na França, mas vemos bons exemplares em diversas partes do mundo. Sempre que tenho oportunidade, procuro descobrir vinhos desta cepa, gosto de provar e ver diferenças entre as regiões que os produzem. Meu amigo, blogueiro e representante da Wines of Argentina no Brasil
Déco Rossi também é fã desta uva e nas viagens regulares que faz para a Argentina costuma explorar os vinhos da Cabernet Franc produzidos por lá. Sempre comentamos que bons vinhos desta cepa estão surgindo, fato comprovado na última edição do Argentina Wine Awards, onde a Cabernet Franc fez bonito e arrancou elogios de diversos críticos. Déco veio passar o Carnaval no Rio e trouxe na bagagem duas garrafas. Escolhemos abrir as garrafas no excelente restaurante Oui Oui. Dois bons vinhos, dois bons representantes da cepa, com claro sotaque portenho. A Cabernet Franc ganha um perfil mais intenso e moderno na Argentina. Tanto o Nicasia quanto o Saint Felicien mostraram isto. Vinhos interessantes, sendo o Nicasia um pouco mais leve e redondo, enquanto o Saint Felicien apresentou taninos macios e um pouco mais de corpo e complexidade. Recomendo provar não só estes, mas outros vinhos feitos desta uva. Obrigado, Déco, pelos vinhos.

Nenhum comentário: