3 de janeiro de 2014

Castiglioni Chianti 2010

Nome: Castiglioni 
Safra: 2010
País: Itália
Região: Chianti
Produtor: Frescobaldi
Importador: Ravin

Uvas/Corte: Sangiovese
Teor alcoólico: 13%
Rolha: Cortiça
Numeração da garrafa: -
Preço: -
Onde foi comprado: Nos presenteado pelo Déco Rossi
Quando foi comprado: -
Degustado em: 11 de novembro de 2013
Onde Bebeu: Em casa
Harmonizado com: Massa com molho caseiro de tomates
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
Thanks to its outstanding local climate, Chianti Castiglioni mirrors perfectly the qualities of its local growing area. Smooth-textured and eminently fruity, it displays a fine clean-edged structure.

Impressões da Rafaela
Desde ontem chove no Rio. Hoje o dia foi meio tenso, um colega não conseguiu ir trabalhar, nossa faxineira não veio por causa de alagamentos e engarrafamentos. Lá pelo meio da tarde pensei em fazer uma comidinha gostosa em casa, abrir um vinho, aproveitar o clima meio invernal do Rio neste dia. O vinho foi escolhido em uma das caixas do Deco que estão aqui em nossa sala. Frescobaldi é um nome que passou a fazer parte da minha vida desde julho passado, quando estivemos na Toscana. Bom vinho, bem gostoso. Ele apresenta comportamentos diferentes de acordo com o que se está comendo. Vale provar. 


Comentário do Claudio
Rótulo: 
-
Exame visual: Grená vivo.
Exame olfativo:
Exame gustativo: Primeira vez que provamos este vinho foi durante a visita que fizemos à vinícola na Toscana. É um bom Chianti, e como tal, um bom companheiro para nossa massa com molho caseiro. O interessante desta garrafa que ele mudou muito em taça. Início mostrou uma fruta vermelha fresca. Depois de um tempo em taça ele mudou, fruta se fechou um pouco e o vinho se mostrou com taninos mais vivos. Final de boca bem característico de Sangiovesse, com algo que lembra vinhos mais velhos, notas mais rústicas. Um bom vinho que nos foi presenteado pelo amigo Deco Rossi.

Nenhum comentário: