25 de dezembro de 2013

Visita à Fenachamp em Garibaldi

No dia 26 de outubro, tive a oportunidade de visitar pela primeira vez a Fenachamp, a festa do espumante brasileiro que acontece no município de Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Esta foi a 13ª edição da festa e neste ano comemorou-se o centenário dos espumantes brasileiros. 
Fui até lá a convite da Cooperativa Vinícola Garibaldi para um tour com jornalistas de diversas partes do Brasil. Dentre as atividades programadas, no sábado à noite, estava a visita à feira. Ficamos em uma mesa dentro do estande da cooperativa, onde provamos ótimos espumantes já comentados aqui no blog, leia aqui.
A Fenachamp é uma festa muito agradável. Apesar de ter ido no último fim de semana da feira, deu para perceber que é o tipo de evento que me agrada. As principais vinícolas da região, produtoras de espumantes, montam  bonitos estandes com mesas e cadeiras. Ali você pode comprar uma garrafa de espumante e bebê-lo acompanhado de alguma comidinha também vendida na feira. No centro do pavilhão, há um palco montado com diversas atrações musicais. O clima é descontraído e todos bebem espumantes. Pareceu-me um ótimo modelo para se divulgar o espumante nacional. Acho que é um perfil de festa que funcionaria muito bem em diversas cidades de médio porte de outras regiões do país.
Demos uma volta pela festa e pudemos provar alguns outros bons espumantes, além dos produzidos pela Garibaldi. Vale destacar dois espumantes provados: .Nero Brut Blanc de Blancs, um espumante muito bem feito pelo método Charmat que se destaca pela cor e pelo seu rótulo dourado; e o Perini Champenoise, outro produto muito bem feito, de boa relação preço/qualidade, elegante e ótimo frescor. 
Noite agradável, deu vontade de voltar novamente no próximo ano e visitar a Fenachamp com calma. Vida longa aos excelentes espumantes feitos em Garibaldi e em toda a Serra Gaúcha.

Nenhum comentário: