26 de dezembro de 2013

Villa Francioni - Sauvignon Blanc 2009

Nome: Villa Francioni
Safra: 2009
País: Brasil
Região: São Joaquim
Produtor: Villa Francioni
Importador: -

Uvas/Corte: Sauvignon Blanc 100%
Teor alcoólico: 13%
Rolha: Cortiça
Numeração da garrafa: -
Preço: -
Onde foi comprado: Gentilmente nos oferecido pelo Jacy e pela Márcia
Quando foi comprado: -
Degustado em: 1º de novembro de 2013
Onde bebeu: Casa Feijó Gubert, em São José/SC
Harmonizado com: Começamos sem acompanhamentos, lá pelas tantas resolvemos atacar os salgadinhos que haviam sobrado da festa do Nicolas
Com quem: Claudio, Rafaela, Jacy e Márcia

Comentário do Produtor
Cor: Amarelo palha com tons esverdeados, límpido e brilhante. Aroma: Muita fruta e flor presente, destacando-se a maça verde e o abacaxi, com notas de flores brancas, mescladas com um leve cítrico de limão siciliano. Aroma intenso, muito complexo e extremamente agradável. Paladar: Um vinho com ótimo volume de boca. A acidez cítrica é bastante viva e equilibrada, trazendo muito frescor ao vinho. Persistência agradabilíssima. Notas de Produção: parreirais próprios conduzidos em espaldeira com produtividade de 4 toneladas por hectare. Raleio de cachos, colheita manual, prensagem direta, debourbage e fermentação em tanques de aço inoxidável em baixa temperatura.

Impressões da Rafaela
Esta viagem começou a ser planejada muito tempo atrás, quando soube que o Enancib seria realizado em Florianópolis. Seria uma ótima oportunidade de unir o útil ao agradável. No final, acabei ficando só com o agradável. Fui apenas na abertura do seminário de Ciência da Informação. Na maior parte do tempo em encontrei com pessoas queridas. Visitei várias amigas, reencontrei pessoas que gosto muito. Claudio chegou no dia do aniversário do Nicolas, meu afilhado fofo que completou oito anos. A festa foi muito divertida, em uma área de jogos do Shopping Itaguaçu. Acho que tirando a Márcia, que estava atenta a todos os detalhes e cuidando de mil coisas, todo mundo aproveitou muito os cartões liberados para todos os jogos por duas horas. Quando voltamos para casa, Jacy resolveu abrir um espumante. No final,a conversa ficou tão animada que ele decidiu abrir também este Villa Francioni. Foi muito bom reencontrar minha amiga mais querida. Pena que o tempo sempre é tão curto.

Comentário do Claudio
Rótulo:
 -
Exame visual: Amarelo-dourado fechado e opaco
Exame olfativo: Fruta madura como pêssego.
Exame gustativo: No dia que cheguei a Florianópolis o Jaci resolveu abrir este Sauvignon Blanc. Já tinha lido vários comentários sobre este vinho da Villa Francioni, mas nunca tinha provado. Já com 4 anos de vida, esta garrafa mostrou algumas peculiaridades que vou ter que provar novamente para tirar algumas dúvidas. O vinho estava bem licoroso, e apresentava uma certa nota de oxidação, aquele tipo de nota que vai deixar dúvidas se é uma característica do vinho ou se ele realmente sofreu ação do oxigênio. Ele se mostrou fechado no início e com bastante tempo de taça começou abrir em vária s camadas no paladar. Surgiram notas vegetais misturado com frutas como pêssego. Acidez foi ficando mais marcada depois de um tempo em taça. Tem um bom final, que deixa sabores concentrados na boca. Vou ter que provar novamente o vinho para tirar algumas dúvidas.

Nenhum comentário: