7 de dezembro de 2013

Nipozzano Riserva 2007 - Chianti Rufina

Nome: Nipozzano
Safra: 2007
País: Itália
Região: Chianti Rúfina
Produtor: Marchesi di Frescobaldi
Importador: Ravin

Uvas/Corte: Sangiovese 90%, and complementary grapes (Malvasia nera, Colorino,  Merlot, Cabernet Sauvignon)
Teor alcoólico: 13,5%
Rolha: Cortiça
Numeração da garrafa: -
Preço: -
Onde foi comprado: Galeria Kaufhof, em Frankfurt
Quando foi comprado: Abril de 2012
Degustado em: 12 de outubro de 2013
Onde Bebeu: CT Trattorie
Harmonizado com: Pratos italianos diversos
Com quem: Claudio, Rafaela, Gil e Érika

Comentário do Produtor
It appears a deep, purple-edged ruby red, of impressive brilliance. Solid fruit notes of  wild blackberry, blueberry, raspberry and dark cherry emerge initially on the nose, gradually yielding to more pungent impressions of sage, rosemary, vanilla, and  cinnamon. That spiciness segues onto the palate, and then into a finish that ends with a flourish of balsam, black pepper, and cocoa powder. The mid-palate shows alcoholic warmth and roundedness, while the tannins and acidity are noticeable , adding to the wine’s overall harmony.

Impressões da Rafaela
Como no domingo era dia de prova, o Circuito Light Rio Antigo, decidimos comer uma massa na véspera. Para aproveitar a promoção Rolha Zero, escolhemos o CT Trattorie. Primeiro queríamos ir conhecer o estrelado Olympe, mas como havia reserva apenas para as 23h, desistimos. A essa altura já teríamos que estar dormindo. O jantar foi maravilhoso, como sempre. O vinho acompanhou muito bem o prato e a conversa. Confesso que não vejo a hora de voltar ao CT, seja qual for.

Comentário do Claudio
Rótulo: 
-
Exame visual:
Exame olfativo:
Exame gustativo: Véspera de nossa corrida resolvemos comer uma massa e o restaurante escolhido foi o CT Trattorie (visto que a priemira escolha do Gil e da Érika o Olympe estava lotado). Mais um restaurante que estava fazendo parte da promoção Rolha Zero (por sinal uma excelente iniciativa!). Para comida italiana, nada melhor que um Chianti. E para relembrar um pouco a nossa excelente visita que fizemos no Castello di Nipozzano (leia aqui), escolhemos este ótimo Nipozzano Riserva. Com seis anos de vida, já no ponto para ser degustado. Demorou um pouco na taça para abrir. Mostrou toda a sua boa vocação para escoltar pratos. Ótimo vinho em uma noite muito agradável.
Nota: -

Nenhum comentário: