24 de dezembro de 2013

Dunamis lança espumantes feitos pelo método tradicional

No dia 15 de outubro, a vinícola Dunamis promoveu um almoço/degustação no restaurante Aprazível, em Santa Teresa, para apresentar seus novos espumantes: um Extra Brut e um Brut feitos pelo método Champenoise.

Foi um almoço muito agradável com a presença dos jovens enólogos da vinícola, Thiago Peterle e Vinícius Cercato, que falaram um pouco sobre os novos espumantes e sobre a própria vinícola, localizada em Dom Pedrito no Rio Grande do Sul.

Os novos espumantes seguem o espírito de todos os vinhos da empresa, vinhos jovens e envolventes. Os rótulos seguem também a linha de outros vinhos da Dunamis, ilustrações marcantes e alegres.
Os dois espumantes safrados (2012) foram feitos com 100% de uvas chardonnay provenientes de Coitiporã na Serra Gaúcha e foram vinificados nas instalações da Cave Geisse.

Em boca, são dois espumantes bem feitos e elegantes. Passaram 18 meses em contato com as leveduras, ganharam em complexidade sem perder o frescor e o caráter jovem. Boa cremosidade e equilíbrio. Uma boa surpresa foi descobrir que os espumantes cresceram muito quando provamos junto com o almoço. Mostrou um interessante perfil gastronômico, vai permitir fazer harmonizações com muitas comidas.

Gostei muito dos dois produtos. O Brut me pareceu mais macio e fácil de beber. O Extra brut também muito bom, mostrou um pouco mais de complexidade e deve ficar melhor com mais alguns meses de garrafa. De qualquer forma são dois produtos de excelente qualidade que valem ser provados. Serão comercializados na faixa de R$ 45-50.

Nenhum comentário: