23 de outubro de 2013

Winebar apresenta linha Salton Intenso #winebar

Nome: Salton Intenso
Safra: 2011 / 2011
País: Brasil
Região: Vale dos Vinhedos e Campanha
Produtor: Salton
Importador: -

Uvas/Corte: Marselan e Teroldego / Merlot e Tannat
Teor alcoólico: 13% / 13,5%
Rolha: Cortiça
Numeração da garrafa: -
Preço: -
Onde foi comprado: Gentilmente nos enviados pelo Winebar
Quando foi comprado: Outubro 2012
Degustado em: 20 e 22 de outubro de 2013
Onde Bebeu: Em casa
Harmonizado com: Massa com pesto e quiche de cebola / Cassoulet Voilà e arroz com pesto
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
O vinho possui uma coloração roxa intensa viva, com aromas de frutas vermelhas (amora, framboesa, mirtilo) inclusive de frutas com caroço (ameixa, pêssego). Eucalipto, trufa, e pimentão doce, sabor marcante com taninos macios.
Cor intensa com tonalidade viva, com aromas que lembram frutos negros, ameixas pretas, cassis, amoras, como também nozes, chocolate, folhas secas, eucalipto. Seu sabor é profundo com taninos marcantes.

Impressões da Rafaela
Neste domingo começou o horário de verão, algo que eu adoro. Depois de acordarmos na hora em que bem entendemos, fomos dar uma voltinha no Leblon, onde almoçamos no Mekong. Aproveitei para começar a comprar os presentes de Natal. Sei que é um pouco cedo, mas assim os gastos ficam mais diluídos. Depois, comecei a legendar alguns fotos. É impressionante como nossa memória pode ser fugaz. Nosso plano para o fim de tarde era totalmente outro, mas deu tudo errado. Então, para salvar a noite, resolvemos esquentar comidinhas que tínhamos em casa e abrir este primeiro vinho do Winebar. Assim, quando chegar a terça-feira, já teremos provado um e poderemos abrir um outro. Este é um vinho bastante cheiroso, com aromas de frutas vermelhas. Ele é bem macio, gostoso, mas com personalidade. Gostei bastante. / A terça-feira chegou! Provamos o merlot/tannat. Achei-o mais pesado que o vinho bebido no domingo. Acho que gostei mais do marselan/teroldego. O que foi bem nesta noite foi o Cassoulet Voilà do nosso querido Emerson Donadon. Que delícia! Teremos de rever o Winebar, pois aqui em casa a transmissão ficou superentrecortada.

Comentário do Claudio
Rótulo:
A linha possui rótulos marcantes, com algum exagero nos recursos gráficos. No limite perigoso do bom gosto.
Exame visual:
Exame olfativo: Nariz com frutasvermelhas intensas, vibrante / nariz de fruta escura madura, sem excesso e alguma especiaria.
Exame gustativo: Na última terça feira dia 22 aconteceu mais uma edição do Winebar, desta vez com vinhos brasileiros da vinícola Salton da linha Intenso. Esta linha busca oferecer ao mercado vinhos descomplicados e de bom custo. Provamos dois tintos e tivemos ótimas surpresas com eles. Para aproveitar melhor os vinhos enviados para a transmissão do Winebar, resolvemos abrir uma das garrafas no domingo e deixamos outra para ser aberta na terça, durante o evento. Primeiro vinho provado foi  o frutado e interessante corte de duas uvas que não vemos com tanta frequência por aqui: Marselan e Teroldego. De perfil moderno, tem tudo para agradar ao paladar dos novos consumidores de vinho. Boa presença em boca, boa concentração de fruta, com um final médio onde surgem notas picantes e  boa acidez. Vinho equilibrado e por cerca de R$ 28,00 será uma boa compra. Talvez enfrente a barreira de ser feito de uvas "pouco conhecidas", mas, tirando isto, tem tudo para agradar e fazer sucesso. O outro tinto abrimos na terça durante a transmissão do evento. Corte interessante de Tannat com Merlot. Já provei alguns vinhos uruguaios com este corte e sempre o resultado foi interessante. No caso deste vinho brasileiro não foi diferente. Bem equilibrado em boca, com taninos arredondados pela madeira que foi muito bem usada. Paladar bem original, com uma mistura de frutas e especiarias. Mais encorpado que o primeiro, suporta pratos com mais intensidade. Ótima qualidade pelo preço sugerido. Gostei e recomendo. Recebemos também uma garrafa de espumante desta linha que degustaremos em outra ocasião e comentaremos por aqui. A linha Intenso surpreendeu positivamente pela boa qualidade dos vinhos e pelo ótimo preço de venda. Mais um belo episódio do Winebar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola! Gostaría de parabenizá-los por este belo espaço somos apreciadores vorazes. Em outras épocas com certeza fazíamos parte do metie de Baco.
Aproveitamos tbm para o convite a uma visita acasamadeira.blogspot.com
abçs.