4 de setembro de 2013

Roggiano - Morellino di Scansano 2011 em nossa última noite na Toscana

Nome: Roggiano
Safra: 2011
País: Itália
Região: Scansano
Produtor: Vignaioli Morellino di Scansano
Importador: -

Uvas/Corte: Sangiovese (principalmente clone Morellino) 100%
Teor alcoólico: 13,5%
Rolha: Cortiça
Numeração da garrafa: -
Preço: 12 euros
Onde foi comprado: Pizzaria Il Sileno
Quando foi comprado: 30 de julho de 2013
Degustado em: 30de julho de 2013
Onde bebeu: Pizzaria Il Sileno, Sovana, Toscana
Harmonizado com: Pizzas
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
Rosso rubino carico. Al naso i sentori fruttati si susseguono e s’intrecciano a quelli floreali: marasca, viola, frutti di bosco, prugna, insieme ad accenti di spezie. Spicca la piacevolezza fruttata in un assaggio di appagante complessità. È secco, caldo, dotato di tannini eleganti, morbido e di lunga persistenza.

Impressões da Rafaela
Último dia de passeios na Toscana. Depois de passar a noite em Piombino, pegamos a estrada para Sorano. No caminho, passamos em Pitigliano, onde almoçamos muito bem. Depois de uma rápida volta pela cidade toda de pedra, que fica no alto de uma montanha, rumamos para Sorano. Nosso hotel ficava em uma fortaleza do século XI. Instalados, resolvemos visitar Sovana, cidadezinha ao lado da nossa. Claudio leu num blog que esta era mais florida e animada. Resolvemos nos despedir da Itália comendo uma pizza. Escolhi este vinho da região, o qual era ótimo. Simples e harmonioso, combinou perfeitamente com o belo final de tarde, a ótima comida e o clima de Sovana. Depois, voltamos para nossa fortaleza. Na manhã seguinte, devolveríamos o carro em Fiumicino e partiríamos para o finalzinho da férias, em Paris. Quem sabe um dia voltamos para a bela Toscana. Sentiremos saudades com certeza.

Comentário do Claudio
Rótulo: -
Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Nosso giro pela Toscana estava chegando ao fim. Nesta última noite fomaos para a pequeníssima e agradável cidade de Sovana. Escolhemos uma pizzaria que tinha aquele clima familiar, um local simples, mas gostoso, com uma bela vista para o anoitecer, ao lado de uma parreira. Pedimos uma pizza e resolvemos pedir algum vinho da região. Foi uma boa pedida e harmonizou com o clima do restaurante e com nossa gostosa pizza. Vinho produzido por uma cooperativa, boa fruta em boca, de boa intensidade, bem feito. Um típico vinho italiano. Depois do jantar, caminhamos novamente pela única e principal rua da cidade. Entrei em uma loja de vinhos e fica aqui uma dica para quem gosta de vinhos com mais alguns anos de vida: nesta loja encontrei os principais rótulos da Toscana (e também alguns de outras regiões da Itália) com 10, 15, 20 anos de vida. E o melhor, por preços compatíveis de safras atuais, uma verdadeira tentação! Assim, terminamos o nosso passeio pela linda e saborosa Toscana.
Nota: -

Nenhum comentário: