2 de setembro de 2013

Em Bolgheri, um almoço com o Guidalberto - 2011

Nome: Guidalberto
Safra: 2011
País: ltália
Região: Castagneto Carducci, Bolgheri
Produtor: Tenuta San Guido
Importador: -

Uvas/Corte: Cabernet Sauvignon 60%, Merlot 40%
Teor alcoólico: 14,5%
Rolha: Cortiça
Numeração da garrafa: -
Preço: -
Onde foi comprado: Osteria Tognoni
Quando foi comprado: 29 de julho de  2013
Degustado em: 29 de julho de 2013
Onde bebeu: Osteria Tognoni, em Bolgheri
Harmonizado com: Massas
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
Colore rosso rubino intenso e profumi lunghi e persistenti. Al palato si distingue per la sua grande struttura, ottima acidità e grande equilibrio. L’ eleganza e la finezza dei tannini ne rendono piacevole il finale.

Impressões da Rafaela
Saímos cedo do hotel, em direção a Piombino. Pensávamos em conhecer a Iha de Elba. O tempo, porém, amanheceu bem feio. No caminho, resolvemos passar em Pisa. Claudio ainda não conhecia. Depois, pegamos a via litorânea para descermos até Piombino. Nesta hora, começou a chover. Mudamos os planos, decidindo parar em Bolgheri para o almoço. Para chegar, percorremos a longa estrada ladeada por ciprestes. Linda! A cidade é bem pequenininha. A chuva forte incentivava um almoço longo. Fomos nesta ótima osteria, mistura de loja com restaurante. A comida é ótima. Claudio escolheu este ótimo vinho. Um dos três melhores da viagem! Comemos com tanta calma, que quando saímos já estava um belo dia de sol de novo. Passeamos por Bolgheri e rumamos para a praia de San Vicenzo. Sei lá, todas praias são tão lindas no Brasil que fica difícil ficar deslumbrado com essas praias daqui. Esta era péssima. Suja, areia nojenta. Terminamos o dia em Piombino, cidadezinha de praia, em nosso hotel saído do passado. À noite, todo mundo vai para as ruas para uma caminhadinha. Nada como a vida tranquila à beira-mar.
Nota: 93.0

Comentário do Claudio
Rótulo: -
Exame visual: 
Exame olfativo: Muito intenso e de boa complexidade com notas de algo embutido misturado com frutas. Interessante.
Exame gustativo: Iríamos visitar a ilha de Elba neste dia, porém o tempo não ajudou muito e acabamos indo almoçar na pequena e charmosa Bolgheri. Para quem não sabe, esta é a região onde é produzido o famoso Sassicaia pela Tenuta San Guido. Escolhemos nosso restaurante que na entrada possuia uma loja de vinhos com uma infinidade de bons rótulos a venda. Perguntei ao garçom que me informou que bastava eu escolher qualquer vinho da prateleira e poderia beber com meu almoço pelo preço que estava marcado. Depois de pensar um pouco a nossa escolha foi neste que é o segundo vinho da vinícola, o "irmão mais novo" do Sassicaia. Que bela escolha! Feito com um corte bordalês de Cabernet Sauvignon e Merlot, o Guildaberto 2011 é um vinho que tem muitos anos de vida pela frente, mas já estava muito agradável para se beber. É um vinho que tem muita estrutura, mas marcado pelo traço da elegância. Vinho com muita complexidade, rico em boca e que evolui muito na taça. Em boca, taninos firmes, muitas camadas passando por frutas maduras, notas tostadas e algo de chocolate. Bela acidez, final de boca marcante. Um vinho de muita elegância, sem dúvida um grande vinho. Valeu muito termos desviado de nosso roteiro original, não visitamos Elba, mas fomos recompensados com um belo almoço. Depois do almoço caminhamos pela tranquila e pequena Bolgheri, onde provei um delicioso Gelato!
Nota: 92.0 +

Nenhum comentário: