18 de agosto de 2013

Em Siena, Borro del Diavolo Chianti Classico 2008

Nome: Borro del Diavolo Chianti Classico Riserva
Safra: 2008
País: Itália
Região: Chianti Classico
Produtor: Ormanni
Importador: -

Uvas/Corte: Sangiovese 100%
Teor alcoólico: 14,5%
Rolha: Cortiça
Numeração da garrafa: -
Preço: 25 euros
Onde foi comprado: El Terzi
Quando foi comprado: 23 de julho de 2013
Degustado em: 23 de julho de 2013
Onde bebeu: Ristorante El Terzi, em Siena, Toscana, Itália
Harmonizado com: Queijos variados, pici com ragú, ravioli
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
Il Chianti Classico Riserva Ormanni nasce dalla vinificazione tradizionale del Sangiovese in purezza, selezionato a mano, con estrema attenzione, nei migliori vigneti.
L'invecchiamento avviene in piccole barriques in parte nuove e per la maggior parte di secondo passaggio per circa 20 mesi.
L'affinamento in legno completa questo vino e lo predispone ad essere degustato anche dopo 10/15 anni.
L'imbottigliamento, effettuato dai tre ai sei mesi precedenti la commercializzazione, conferisce rotondità ed armonia alla fragranza e al gusto.
* Uvaggio: Sangiovese 100%
* Colore: rosso rubino intenso
* Profumo: fruttato, fine, persistente
* Sapore: Armonico, equilibrato
* Gradazione Alcolica: 14% vol.
* Produzione: circa 11.000 bottiglie
* Abbinamenti gastronomici: cacciagione, arrosti, formaggi stagionati

Impressões da Rafaela
Vinho que acompanha tudo sem criar caso, fácil, amigável. Hoje passeamos por Chianti. O que mais me surpreendeu foi chegar na região e o Claudio não querer percorrer cada cidadezinha, por achar que seria muito entediante para mim olhar cada loja de vinhos... Sou do interior, me sinto bem em cidadezinhas. Gosto de imaginar as vivências dos moradores. É certo que não gosto de entrar em cada loja de vinhos que aparece no caminho, mas sempre acho o que ver nos arredores. Como ele argumentou várias vezes, acabamos o dia em Siena, cidade grande na região, bonita, movimentada. Gostei muito. Escolhemos este restaurante com base no guia Lonely Planet, o qual não tenho a mínima ideia por que se chama assim. Foi uma boa experiência. De manhã, visitamos Greve in Chianti, onde provamos produtos de uma padaria bem pequena, mas com tudo fresco, que adoramos. Greve in Chianti tem um famoso museu do vinho, mas estava fechado bem naquele dia. No caminho para Siena, passamos por outras cidadezinhas da região, todos bem bonitinhas. Almoçamos em um restaurante que é bastante recomendado na região - mesmo sendo carne, encarei, quer dizer, Claudio comeu 95% do meu hambúrguer. O lugar chama-se Antica Macelleria Cecchini, de Dario Cecchini. Quem nos deu a dica foi a Patricia e o Kiko (Obrigada!)

Comentário do Claudio
Rótulo: .
Exame visual: Clássica cor de Chianti.
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Depois de passear pela região de Chianti e pela bela Siena, escolhemos um restaurante/enoteca para nosso jantar. Muitas opções de vinhos e resolvi escolher algo desconhecido, assim abrimos este Chianti Classico Riserva. Um Chianti muito interessante, pronto para beber, seguindo um estilo mais tradicional, que gosto bastante.Em boca é um vinho muito equilibrado, uma mistura de frutas vermelhas com notas silvestres, algo de bosque. Leves notas de carvalho bem integrado ao conjunto. Um típico Chianti que vai muito bem com comida. Final de boca de boa intensidade, sem ser muito longo. Um bom vinho para fechar um dia de belos passeios pela Toscana.
Nota: -

Nenhum comentário: