18 de agosto de 2013

Em Firenze, um Chianti orgânico: Fattoria La Ripa Chianti Classico 2010

Nome Fattoria La Ripa Chianti Classico
Safra: 2010
País: Itália
Região: Chianti Classico
Produtor: Fattoria La Ripa
Importador: -

Uvas/Corte: Sangiovese 90% e Canaiolo 10%, biológicas
Teor alcoólico: 13,5%
Rolha: Cortiça
Numeração da garrafa: -
Preço: -
Onde foi comprado: Tamerò, na Piazza Santo Spirito
Quando foi comprado: 24 de julho de 2013
Degustado em: 24 de julho de 2013
Onde bebeu: Tamerò, na Piazza Santo Spirito
Harmonizado com: Frios e queijos, nhoque com molho de tomate, tagliatelle com ragú de porco
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
Colore: Rosso rubino profondo; Profumo: Intenso, ciliegia, violetta, spezie, tabacco, rovere e cuoio; Sapore:  Morbido, caldo, molto persistente, ben equilibrato, prugna,  frutti di bosco, ciliegia,  elegante e ben strutturato.

Impressões da Rafaela
Neste dia madrugamos. Comprei ingressos para a Galleria Uffizi, que deviam ser retirados até 9h15. Decidimos ir de trem a Firenze, uma decisão acertada, mas levamos um tempão para achar a estação em Prato. No final, deu certo, chegamos a tempo. A galeria é enorme, repleta de belas pinturas, algumas bem famosas. Essas costumam ser as mais difíceis de serem admiradas, pois há sempre uma multidão por perto. Depois, passeamos pelo centro, fizemos algumas comprinhas e acabamos a tarde em uma loja de vinhos. A simpática atendente nos indicou um restaurante na tranquila praça St. Spirito, o Tamerò. Quando chegamos, ainda não estava aberto. Esperamos na pracinha superagradável. Quase às 19h, nos sentamos ao ar livre e pedimos este vinho e uma bela tábua de frios e queijos. Ainda comemos massas. Lá pelas tantas, o garçom nos perguntou de onde éramos. Quando respondemos, ele começou a falar em português. Claudio percebeu um bah! e logo perguntou se ele era gremista ou colorado. Jean respondeu que se nós fôssemos gremistas, ele não nos atenderia mais. Só gaúcho para entender esse desagravo. :-) Jean é de Caxias do Sul e mora há 18 anos em Florença, namora a Babi do blog Viva Toscana, que vale muito a pena a visita. Foi um jantar muito bacana em um ótimo e diferente restaurante.

Comentário do Claudio
Rótulo: -
Exame visual: -
Exame olfativo: Nariz vivo e intenso, alguma coisa de frutas tropicais.
Exame gustativo: Depois de passear um dia inteiro em uma ensolarada Florença, paramos em uma pequena loja de vinhos, onde estava havendo uma degustação de vinhos, balsâmicos e azeites para um grupo pequeno de americanos. A simpática vendedora da loja nos convidou a participar da degustação de interessantes vinhos de pequenos produtores. Batemos um papo com ela e pedimos algumas indicações de lugares para jantar. Ela nos indicou um restaurante de perfil moderno na simpática Piazza Santo Spirito, local muito agradável, frequentado por moradores locais que aproveitavam o belíssimo final de tarde do verão toscano. Carta de vinhos com opções bem diferentes, fiquei curioso para provar este Chianti Classico feito com uvas de produção biológicas. Em boca, um Chianti diferente dos que provamos: um vinho mais franco, direto, de boa acidez e leve adstringência em boca. Cresceu com a comida e com um tempo na taça. Sabor se concentra na garganta, com final de boca bem marcado. Um bom vinho, boa experiência de provar um vinho orgânico, tendência muito forte na Europa. Bom jantar, bela maneira de fechar um belo dia de verão em Firenze.
Nota: -

Nenhum comentário: