25 de junho de 2013

Provamos o Villagio Grando Brut Rosè 2011, espumante que foi top ten da Expovinis

Nome: Villagio Grando Brut Rosè
Safra: 2011
País: Brasil
Região: Herciliópolis
Produtor: Villagio Grando
Importador: -

Uvas/Corte: Pinot Noir e merlot
Teor alcoólico: 11,5%
Rolha: Cortiça
Numeração da garrafa: -
Preço: R$ 38
Onde foi comprado: Vossa Mercê, em Botafogo, Rio
Quando foi comprado: Abril de 2013
Degustado em: 7 de maio de 2013
Onde bebeu: Em casa, no Rio
Harmonizado com: Cachorro-quente
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
Visual: De cor límpida e rosada com perlage fina e intensa. Nasal: Levemente floral e frutado com aromas amplos e muito agradáveis, lembrando morango e goiaba serrana combinados com um toque de levedo. Boca: Em boca prima pelo frescor e leveza. Com ótima cremosidade e grande persistência

Comentário da Rafaela
Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Claudio tem uma teoria de que uma ótima harmonização para espumante moscatel é cachorro-quente. Nesta noite, eu preparei um cachorro-quente para o encontro que faria no dia seguinte em casa, em homenagem à Milena. Resolvemos então que este seria nosso lanche também. Apesar de termos um moscatel em casa, acabamos abrindo este bom rosè. Compramos a garrafa aqui perto de casa em uma nova mercearia que abriu na Bambina. É um lugar superarrumadinho, com mesas na varanda e onde até se pode beber uma cerveja ou um vinho. Ainda não tivemos esta experiência, mas a teremos. Aliás, a Bambina tem ganhado boas opções de restaurantes e bares nos últimos tempos. Eu achei este espumante bom, mas com alguns defeitinhos. Na primeira taça, parece que você mordeu um morango verde, dá uma ardida na boca. Depois passa. O final de boca, como diz o Claudio, é meio amargo. Com um tempo de aberto, vai melhorando - ou você vai ficando mais bêbado e não percebe os defeitos, difícil saber.
Nota: 89.0

Comentário do Claudio
Rótulo: -
Exame visual: Bonita cor salmão, com perlage fina.
Exame olfativo: Nariz bastante intenso com algo doce e leve fruta.
Exame gustativo: Abriu uma pequena mercearia aqui perto de casa e dia desses vi que ele passaram a vender os vinhos da Villagio Grando, vinícola catarinense. Resolvi comprar este espumante para experimentar. Ele tinha sido eleito o melhor espumante no top ten da última Expovinis. Não gosto muito dessas classificações de melhores vinhos disto ou daquilo. Já provei outros vinhos que ganharam medalhas ou concursos e que não emocionaram. Estas classificações acabam virando mais ferramenta de vendas para vinícolas e importadores. Mas nosso espumante já estava no gelo e vamos a ele: ataque inicial é bem interessante, com boa cremosidade, bastante intensidade em boca e diferente de outros rosés já provados. Final de boca apresenta algo estranho, talvez um leve amargor que diminui com o tempo aberto. Tem uma acidez correta. Quem curte um espumante com acidez mais elevada, pode sentir falta de um pouco nesta garrafa. É um espumante bem feito, que vale ser provado, que não é um espumante top, mas agradável e correto dentro de sua faixa de preço.
Nota: 87,0 +

Um comentário:

Rômulo Bittencourt Pereira disse...

Prezados,

O Villaggio Grando Brut Rosé 2011 não é o campeão da Expovinis 2013, mas o seu antecessor. O Espumante campeão é o da safra 2012. Qto as avaliações, vale lembrar q ambos mantém um corte Champagne tradicional de Merlot e Pinot Noir, coisa não mto comum em espumantes brasileiros. Qto as diferenças entre os dois, aí vai:

O Rosé 2011 é mais austero e fechado nos aromas como um bom Champagne do velho mundo deve ser - afinal, Champagne só lá mesmo - sua cor é puxado para o salmão e tem muita presença na taça devido a perlage e espuma abundante e correta. Quanto a nova versão 2012 e considerado o melhor espumante de 2013, temos um espumante mais aromático, com nuances no nariz de Tutti Frutti e frutas vermelhas clássicas como morango, tendo uma coloração Pink claro e delicado, com perlage finíssima, na boca um frescor de espumante jovem e festivo, delicioso final de boca como se desmanchasse na boca!