22 de junho de 2013

Duas boas novidades no evento Essência do Vinho

Aproveitando para colocar os posts do blog em dia, no começo de maio, mais precisamente no dia 4, passei rapidamente pelos salões do Centro de Convenções Sul América para a primeira edição do Essência do Vinho no Brasil. Organizado pela empresa portuguesa Essência do Vinho, que cuida da comunicação e da divulgação do vinho naquele país.

Feira muito bem montada, com boa programação visual dos estandes e boa organização. Uma série de degustações especiais e temáticas aconteciam no salão ao lado, mostrando vinhos de safras antigas de vinhos portugueses, entre outras, das quais, infelizmente, não pude participar.

Como tinha um tempo curto na feira, resolvi focar em dois expositores que achei bem interessantes.

Julia Kemper:  Não conhecia os vinhos desta simpática produtora de vinhos orgânicos, de maneira natural,  da região do Dão. Tive uma grata surpresa. Fiquei alguns minutos conversando com a Julia, que tem um papo envolvente e paixão pelos vinhos que faz. Comecei provando um excelente vinho branco, o Julia Kemper 2012, corte de Encruzado e Malvasia Fina, com 13,5%. Um vinho de excelente acidez, fresco e ao mesmo tempo com boa complexidade em boca. Um vinho branco envolvente, com personalidade e elegância. Bela surpresa e belo vinho, fiquei com vontade de provar novamente com calma. Na sequência, provei mais três vinhos tintos, também de produção orgânica, os três muito interessantes e que acredito que vão evoluir ainda na taça: o Curiosity, um belo corte de Touriga Nacional e Alfrocheiro; um corte tinto de Touriga Nacional, Alfrocheiro, Tinta Roriz; e Jean, vinho que carrega as característica do Dão. Por último, provei um Touriga Nacional 100%, que mostrou muita intensidade em boca, vinho ainda novo, mas que mostra muito potencial. Os vinhos de Julia Kemper devem chegar em breve no Brasil. É uma vinícola para ficar de olho. Como todas as videiras foram replantadas em 2003 para seguir uma cultura orgânica, acredito que os vinhos de próximas safras virão ainda melhores.

V&A Vinhos: No meio de tantos vinhos portugueses na feira, um estande destoava apresentando uma série de vinhos franceses. No estande, uma senhora francesa e um jovem mineiro serviam e explicavam sobre os vinhos. Fiquei curioso e resolvi conhecer os vinhos. A V&A é uma jovem importadora de vinhos com sede em Belo Horizonte. Felipe, o simpático diretor comercial da importadora, conheceu e se apaixonou pelos vinhos franceses em uma viagem à França quando acompanhou a namorada que fazia mestrado no país. Nessa vaigem, conheceu a senhora Marie, negociante de vinhos. Surgia assim a V&A Vinhos, importadora de ótimos vinhos franceses para o Brasil. A seleção de vinhos abrange diversas regiões. Tive a oportunidade de provar diversos vinhos que estavam na feira. Achei o portfólio muito consistente, de boa relação qualidade/preço para vinhos franceses. Alguns destaques que valem provar: Les Achantes, um rosé da região de Tavel, Rhône, um tinto envolvente de Gigondas, o La Reference, que vale muito provar, Le Blason du Prince - Chateneuf du Pape, o ainda jovem Chateau Altimar Lalande de Pomerol. Vários bons vinhos que gostaria de provar novamente com mais calma. Fiquem de olho nesta jovem importadora criada especialmente para quem curte vinhos franceses.

Na foto, a água mineral Pedras que estava sendo apresentada na feira.

Nenhum comentário: