8 de junho de 2013

A.R.M.M. Cab. Lot 3

Nome: A.R.M.M. Cab. Lot 3
Safra: 2009 e 2010
País: Brasil
Região: Campanha, Vale dos Vinhedos e Campos de Cima
Produtor: Projeto A.R.M.M., de Alexandre Rodrigues e Marcel Miwa  - http://projetoarmm.blogspot.com.br/
Importador: -

Uvas/Corte: Cabernet Sauvignon, Merlot
Teor alcoólico: -
Rolha: Cortiça
Numeração da garrafa: -
Preço: -
Onde foi comprado: Presenteado ao Claudio pela Nina e pelo Marcel
Quando foi comprado: Novembro de 2012
Degustado em: 26 de abril de 2013
Onde bebeu: La Bicyclette, no Jardim Botânico
Harmonizado com: Pães, mussarela de búfala, beringela, parma e peito de peru
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
"O Cab. Lot. 3 foi um corte mais complicado, bem mais complicado. Cab de Cabernet Sauvignon, Lot de Merlot e 3 de das três regiões de onde vieram os vinhos bases: Campanha, Vale dos Vinhedos e Campos de Cima. Como sempre dizemos, entendemos de degustação, não de enologia. O critério que adotamos para mesclar os vinhos foi degustativo. Talvez para um enólogo pareça uma transgressão, mas o assemblage final contém além das três regiões, vinhos da safra 2009 com leve passagem por barrica (máx 8 meses) e vinhos de 2010 sem madeira. O objetivo foi chegar a um vinho um pouco mais evoluído com estilo predominante da Cabernet Sauvignon. A ideia do rótulo mais uma vez é traduzido o estilo do vinho. No caso, um vinho gastronômico apresentado pelo kit-tripé de sobrevivência gourmet: pão, queijo e vinho."

Comentário da Rafaela
Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Fazia um tempão que estávamos tanto para provar este vinho que ganhamos do Marcel e da Nina quanto para jantarmos no La Bicyclette, padaria que fica no Jardim Botânico e adoramos. Finalmente surgiu a oportunidade. Chegamos cedo, pedimos uma tábua com algumas comidinhas e sob uma lua extraordinária, tivemos um jantar muito agradável. Gostei bastante do vinho do Marcel. Durante o jantar, trocamos algumas mensagens com Nina e Marcel e combinamos de beber juntos uma garrafa da próxima safra do projeto A.R.M.M. Tomara que não demore! Gostamos muito da experiência de levar um vinho ao La Bicyclette. Claudio, Emerson, Alexandre, Vanessa, Anna, Cris e Val já haviam tomado um café da manhã com champagne em novembro passado. A taxa de rolha é bastante razoável e convidativa, R$ 19. Assim o programa fica perfeito. Bom vinho acompanhado de produtos muito gostosos.
Nota: -

Comentário do Claudio
Rótulo: Simples e bem feito, com uma ilustração de uma garrafa de vinho, uma taça, pão e queijo. Personalidade.
Exame visual: -
Exame olfativo: Nariz um pouco fechado. Com tempo em taça, aparece algo de terra, fazenda, o que me agradou.
Exame gustativo: Há algum tempo estava querendo ir no final de um dia ao La Bicyclette para comer algum dos bons produtos dali acompanhado por um vinho. Para esta noite, escolhemos um vinho que ganhei de aniversário dos amigos Marcel e Nina, do blog Gourmandise. O Marcel e a Nina foram os primeiros amigos que conhecemos através do blog. O Marcel em parceria com Alexandre Rodrigues resolveu fazer vinhos e assim surgiu o projeto A.R.M.M. (veja o blog). Um dos vinhos desenvolvidos foi este corte de Cabernet com Merlot de 3 regiões diferentes do Rio Grande do Sul e de duas safras. Achei a ideia de usar uvas de diferentes regiões bastante interessante e válida, alguns puristas certamente não vão gostar desta mistura de terroirs, mas o resultado é interessante. No início, apresentou leve adstringência, mas evoluiu e abriu com tempo em taça. Na boca, apresentou uma mistura de alguma fruta vermelha limpa com leve defumado. Tem boa intensidade em boca, apresenta uma fruta límpida e pura, e lembra alguma coisa de outros vinhos brasileiros. Com tempo em taça, ele ficou mais vivo e mais interessante. Gostei da proposta do vinho e da experiência de prová-lo. Temos outra garrafa do projeto, a qual provaremos em breve.
Nota: -

Nenhum comentário: