11 de abril de 2013

Carmelo Patti Extra Brut - Pinot Noir e Chardonnay

Nome: Carmelo Patti Extra Brut
Safra: -
País: Argentina
Região: Lujan de Cuyo, Mendoza
Produtor: Carmelo Patti
Importador: -

Uvas/Corte: Pinot Noir e Chardonnay
Teor alcoólico: 12,7%
Rolha: Cortiça
Numeração da garrafa: -
Preço: -
Onde foi comprado: Em Buenos Aires naloja Malambo em Palermo, Argentina
Quando foi comprado: 7 de dezembro de 2013
Degustado em: 16 de fevereiro de 2013
Onde bebeu: Em casa, no Rio
Harmonizado com: Pão sírio feito pelo Claudio, geleia de pimentões que a Érika nos ensinou a fazer, pasta de grão de bico, queijo gorgonzola
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
Este noble producto fue elaborado por el Método Champenoise (fermentación en su misma botella) con la selección de uvas Pinot Noir y Chardonnay de la Zona Alta de Luján de Cuyo. Su maduración por un período de 15 meses en estiba y su minuscioso cuidado, han dado como resultado reflejos dorados, tonos salmón y finas burbujas a la vista; aromas a pan tostado y avellanas en la nariz; sabor a frutas maduras, equilibrada acidez con gran estructura en la boca.

Comentário da Rafaela
Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Este belo espumante é daquelas bebidas que acompanham lindamente um jantar sem se intrometer. Você conversa, come e a bebida não atrapalha sua noite, não te distrai. Há quem goste de ficar conversando com o vinho. Eu já acho que a bebida tem o papel de acompanhar bem um jantar e isto o Carmelo Patti sabe fazer muito bem. Valeu muito a pena. Percebemos que muitos sábados passamos em casa ao escutar mais uma vez um programa da rádio Paradiso FM, que se chama Festa. É um programa com músicas antigas, pensado supostamente para animar uma festa. A trilha costuma ser bem boa, toca os hits de nosso tempo de adolescência e início da idade adulta. 
Nota: 91.0

Comentário do Claudio
Exame visual: Bonito dourado
Exame olfativo: Notas suaves de torrefação, algo de nozes. Muitíssimo agradável.
Exame gustativo: Carmelo Patti é um produtor ímpar na Argentina. Um produtor artesanal, garagista que produz vinhos especiais, que não seguem tendências. Vinhos de personalidade, vinhos de autor. Já havíamos provado um vinho tinto. Na última vez que estivemos na Argentina, vi este espumante em uma loja de vinhos de Palermo e não tive dúvidas em comprá-lo. Gosto muito do estilo e fiquei muito curioso para provar um espumante feito por ele. Atendeu às expectativas. Um excelente espumante, boa cremosidade, notas de amêndoas, mel, leve nota amadeirada. Muito elegante, agradável e envolvente. Sua acidez não é tão alta, mas o conjunto equilibrado o deixa muito interessante. Vale provar. Acho que não é importado para o Brasil, então fica a dica para sua próxima viagem para a Argentina.
Nota: 91.0

Um comentário:

Sebastian disse...

Os vinhos de Carmelo Patti chegam a Brasil em 2013 por intermédio da Neve Wines. www.nevewines.com.br