1 de janeiro de 2013

Almoço de 6 anos do Le Vin au Blog no Zot Gastrobar



Quando:
17 de novembro de 2012

Onde: Zot Gastrobar

Com quem: Claudio, Rafaela, Alexandre, Vanessa, Cristiano, Valdirene, Emerson, Anna, Beto, Renata e Marcio

Vinhos degustados: Casa Valduga Extra Brut Gran Reserva 2006 (Brasil); Tsarine Brut Champagne (França); Unique Sauvignon Blanc 2010 (França); Altazor 2008 (Chile); Erasmo 2007(Chile); Bosan 2001 - Amarone Cesari (Itália); Costasera 2006 - Amarone - Masi (Itália); Aszú Tokaj Leonis Selection 2006 (Hungria) - ReD (Brasil)

Harmonização: Veja a foto acima

Comentário da Rafaela
Para não levantar muitas suspeitas do Claudio para o fato de vários amigos virem para cá no feriado do dia 15 de novembro, quando eu faria sua festa surpresa de aniversário, fui sugerindo a ideia de comemorarmos os seis anos do Le Vin au Blog aqui no Rio neste ano. Ele gostou da ideia e convidou nossos amigos blogueiros. Depois de um levantamento em alguns restaurantes, consideramos que o Zot era o que oferecia o melhor custo/benefício. A decisão se revelou muito acertada, pois a comida ali é ótima e fomos muito bem recebidos pelo Márcio e pelo simpático pessoal que atende ao salão. A tarde foi muito gostosa na companhia de amigos queridos, boa comida e bons vinhos. Os meninos acabaram escolhendo a mesa mais alta para se instalar e as meninas ficaram em outra mesa. Vale observar que a dos meninos ganhou mais atenção dos garçons, mas depois que demos um puxão de orelha no garçom, ele passou a nos trazer todos os vinhos que os meninos estavam abrindo e provando. Foi uma ótima experiência!

Comentário do Claudio
Ano passado, tínhamos comemorado os cinco anos do blog em um almoço muito bacana em São Paulo. Durante este almoço, sugeri que a comemoração de 6 anos do blog deveria ser no Rio. Conseguimos realizar o almoço no agradável Zot Gastrobar em Copacabana, que gentilmente abriu as portas para o almoço de sábado especialmente para nosso grupo. Assim como no ano passado, cada um levou uma garrafa de vinho, e fechamos um delicioso menu para o almoço (veja na foto acima). Começamos com um espumante da Casa Valduga, o Extra Brut, bem interessante em boca, mas com final curto. O segundo foi a Champagne Brut, do mesmo produtor que havíamos degustado um rosé no café da manhã (leia alguns post anteriores). Seguimos com um delicioso branco do Loire, o Unique. Já havia provado este vinho em uma feira e mais uma vez confirmei sua qualidade. É uma boa compra. Passamos para os tintos, inicialmente com dois chilenos: o Altazor, um potente e gostoso vinho que tem muita presença em boca, e o Erasmo, vinho que gosto muito, mas que acho que a safra 2007 ainda está muito nova. Tenho uma garrafa na adega e vou esperar algum tempo para abri-la. Na sequência, dois Amarones matadores: o Bosan, já com 11 anos e ainda com toda sua força, e o Costasera Masi, um Amarone com muita elegância, um vinho que merece ser degustado novamente com calma. Para fechar, Márcio, um dos donos do Zot nos ofereceu um ótimo Tokaj e também o brasileiro Red que alguns não conheciam. Foi uma tarde muito agradável e divertida. Vamos começar a programar como será a festa de 7 anos do blog.

Nenhum comentário: