3 de dezembro de 2012

Achaval Ferrer - Cabernet Franc 2005 #cbe



















Nome:
Achaval Ferrer Cabernet Franc
Safra: 2005
País: Argentina
Região: Mendoza
Produtor: Achaval Ferrer
Importador: -

Uvas/Corte: Cabernet Franc 100%
Teor alcoólico: 13,5%
Rolha: Cortiça
Numeração da garrafa: -
Preço: 220 pesos
Onde foi comprado: Vinícola Achaval Ferrer, em Mendoza
Quando foi comprado: 19 de dezembro de 2008
Degustado em: 25 de novembro de 2012
Onde bebeu: Em casa
Harmonizado com: Bruschettas caprese
Com quem: Rafaela e Claudio

Comentário do Produtor
Alc. 13,5%. Del viñedo Diamante. Para una botella usan tres plantas de vid. La fermentación maloláctica es en las barricas francesas, donde pasa 12 meses.
Rojo carmín granate con algo de evolución y de profundidad media-alta.
Aromas florales (violetas) y fruta. Intensidad media-alta.
En boca es franco y de alta acidez. Mucha fruta y la madera muy bien puesta. Muy equilibrado y elegante.

RPC Muy Mala. El vino es muy rico y seguramente con buen tiempo en copa o decanter, ganará en complejidades. El precio es el impedimento para disfrutarlo seguido.


Comentário da Rafaela
Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Este era um dos vinhos mais antigos que tínhamos em casa, quero dizer, um que havíamos comprado há mais tempo. Lembro bem do dia em que o comprei, em Mendoza, depois de ser tão bem recebida pelo Nicolas na Achaval Ferrer. Lembro-me de ter gostado muito deste vinho, mas queria mesmo era ter comprado um Finca Altamira. Acabei escolhendo este por estar mais dentro do meu orçamento. Não sei se hoje, mais acostumada a gastar um pouco mais com vinhos, se teria me jogado no outro um mais caro. Trata-se de um vinho diferente, não muito recomendado para iniciantes. Neste dia, completamos sete anos de namoro. Então aproveitamos para abrir um vinho especial, como este. O vinho apresentava bastante depósito. Durante minha visita a Mendoza, bebi uma tacinha deste vinho. Naquele post, Alexandre do blog Diário de Baco deixou um comentário, dizendo que ainda gostava de vinhos frutadões (E aí, Alê, ainda gosta?). Quando li este comentário para o Claudio, ele me disse que este não é um vinho frutadão. Tudo bem, mas tem bem um gostinho de frutas vermelhas.
Nota: 90.0

Comentário da Rafaela
Rótulo: Segue padrão clássico da vinícola.
Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Aproveitamos o tema do mês da Confraria Brasileira de Enoblogs, escolhido pelo amigo Deco Rossi, para abrir um dos vinhos que estava há mais tempo em nossa adega. Gosto muito dos vinhos feitos de Cabernet Franc e estava muito curioso para provar este vinho. Achaval Ferrer produz alguns dos melhores vinhos argentinos e também este pouco conhecido Cabernet Franc. Foi comprado diretamente na vinícola durante visita que a Rafaela fez em 2008. Um vinho com 7 anos de vida que ainda mostra um bom potencial para envelhecer. Cresceu depois de um tempo que deixamos no decanter respirando. Vivo em seu ataque inicial, predomínio de fruta madura em boca com notas vegetais e algo de defumado no final de boca. Um Cabernet Franc de ótima qualidade, amigável, de boa acidez. Gostei bastante e recomendo.
Nota: 90.0 +

Nenhum comentário: