1 de novembro de 2012

Aracuri - Sauvignon Blanc 2011 #cbe

Nome: Aracuri
Safra: 2011
País: Brasil
Região: Campos de Cima da Serra
Produtor: Aracuri
Importador: -

Uvas/Corte: Sauvignon Blanc 100%
Teor alcoólico: 12,1%
Rolha: Tampa de rosca
Numeração da garrafa: 2298 / 3000
Preço: -
Onde foi comprado: Supermercado Bortolon, em Vacaria/RS
Quando foi comprado: Março de 2012
Degustado em: 19 de outubro de 2012
Onde Bebeu: Em casa, no Rio
Harmonizado com: Sushi Matsuda
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
Este é um inacreditável e pungente Sauvignon Blanc, com notas de Maracujá, groselha e pomelo equilibrados por uma vibrante acidez. A nota mineral torna o paladar rico e complexo. É untuoso e fresco, com boa persistência, final frutado e elegante.

Comentário da Rafaela
Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Como meio Brasil, nesta noite paramos para assistir a novela Avenida Brasil. Aqui em casa, raramente ligamos a televisão para acompanhar uma novela - quer dizer, no começo do ano eu estava viciada em Mulheres de Areia, mas foi uma situação bem particular. Nas últimas duas semanas de novela, começamos a nos interessar. E aí nos preparamos para este último dia. Iríamos ficar em casa. Como tinha de provar um vinho para a CBE, sugeri comprarmos sushi para acompanhar. Ideia aceita, pouco antes de começar a novela, fui ao Matsuda e fiz minha encomenda. Esse restaurante é o mais asiático que conheço aqui no Rio, há sempre frequentadores falando idiomas que nem imagino o que sejam. A combinação foi muito boa. Sushi de alta qualidade com bom vinho, apesar de muito vegetal para o meu gosto. Talvez prefira outras uvas brancas, não estou bem certa ainda. Vale provar, de qualquer forma.
Nota: 88.0

Comentário do Claudio
Rótulo: Rótulo bem delicado, com traços finos e uma ilustração que remete a um pássaro. Conjunto agradável.
Exame visual: Bem clarinho, quase transparente.
Exame olfativo: Nariz bem marcado por frutas como maracujá e pêssego. Delicado e interessante.
Exame gustativo: Sempre procuramos provar os vinhos que são feitos na região dos Campos de Cima da Serra no Rio Grande do Sul, terra da Rafaela. Na última vez em que estivemos por lá, vimos este Sauvignon Blanc da Aracuri. Já havíamos provado outros vinhos tintos deles, mas não conhecíamos este branco. Aproveitando o tema do mês da Confraria Brasileira de Enoblogs, escolhido pelo amigo Silvestre, resolvemos abri-lo. É um vinho bem fresco, com claras notas vegetais/verde na boca. Boa acidez, funcionou melhor a uma temperatura mais baixa. Percebe-se que as uvas têm muita qualidade, talvez falte um pouquinho de delicadeza encontrada no nariz ao conjunto. Acredito que é um vinho para se ficar de olho nas próximas safras. Funcionou bem com a nossa comida japonesa. Foi um agradável jantar. Prestem atenção a este produtor e nas uvas plantadas a 960 metros de altitude.
Nota: 86.0 +

Nenhum comentário: