15 de outubro de 2012

Orus Rosé Pas Dosé - 2010

Nome: Orus Rosé Pas Dosé
Safra: 2010
País: Brasil
Região: Garibaldi
Produtor: Adolfo Lona
Importador: -

Uvas/Corte: Chardonnay,  Pinot Noir e Merlot
Teor alcoólico: 12,3%
Rolha: Cortiça
Numeração da garrafa: -
Preço: R$ 93,00
Onde foi comprado: Por intermédio do Beto, do Papodevinho
Quando foi comprado: 055/608
Degustado em: 18 de setembro de 2012
Onde Bebeu: Em casa
Harmonizado com: Massa ao alho e oleo
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
No dia 7 de dezembro, fizemos o lançamento de nosso espumante ORUS Rosé Pas Dosé, elaborado pela método tradicional ou champenoise e com ausência total de açúcares, o que equivale ao Nature. A produção deste pequeno lote de ORUS é feito em homenagem os clientes que nos privilegiam com sua preferência e possibilitam o crescimento constante de nosso carro-chefe o Brut Rosé Adolfo Lona. O lote de 608 garrafas anuais resulta de um volume de 500 litros que será a quantidade que irá caracterizar este produto durante toda sua trajetória. O ciclo de produção é de 12 + 12 meses, ou seja doze meses maturando sobre as leveduras onde ganha a complexidade aromática e gustativa que o tempo possibilita devido a autólises das leveduras e doze meses envelhecendo com a rolha definitiva quando ganha sutileza, elegância e potencia. O assemblage é uma mistura de vinhos de 3 variedades, Chardonnay, que participa com seu frescor, Pinot Noir em rosado que agrega força, e uma pequena parcela de Merlot em rosado, que complementa com elegância e ameniza a acidez. A cor é a típica dos rosados feitos pelo método tradicional, rosada laranja clara lembrando casca de cebola, seu aroma é intenso, complexo e convidativo e o gosto é longo, marcante e potente. É um espumante que dignifica o Rio Grande do Sul e nos deixa muito orgulhosos.

Comentário da Rafaela
Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Ainda faltavam dois dias para o meu aniversário, mas achamos que já dava para começar as comemorações. :) Não poderia ter começado melhor. Este espumante é especial, de alta qualidade. Gostamos muito. Ele acompanhou o prato sem se destacar mais do que deveria. Foi perfeito!
Nota: 92.0

Comentário do Claudio
Rótulo: 
O rótulo é feito em uma aplicação de metal gravada. Pendurada na garrafa, há uma etiqueta com a numeração e informações sobre o produto. Logo de cara, percebe-se que é um produto diferenciado.
Exame visual: Bela cor, um suave salmão, lembrando um pouco casca de cebola. A cor deste espumante é realmente marcante.
Exame olfativo: Muito interessante. Notas levemente doces, algo de tostado, amêndoas. Nariz complexo e interessante.
Exame gustativo: Já tivemos a oportunidade de provar Orus em outros momentos. O principal deles foi no início do ano, sentado nas areias da praia de Ipanema na companhia do produtor, nosso amigo Adolfo Lona (já comentada aqui no blog). No final do ano passado, tinha comprado esta garrafa e estávamos esperando uma oportunidade para abri-la. Resolvemos iniciar dias antes o aniversário da Rafaela e estava criado o motivo para abrir o Orus. Mais uma vez ele se mostrou um excelente espumante. Bom corpo, boa presença em boca, ótima acidez, final de boca firme: todos os elementos no lugar certo para compor um grande espumante. Em boca, leve cremosidade e sabor intenso. Um espumante muito prazeroso. Já está saindo a nova e limitadíssima safra do Orus. Parabéns ao Adolfo pelo belo trabalho.
Nota: 91.0

Nenhum comentário: