25 de agosto de 2012

Apresentação dos vinhos da Bodega Melipal no Rio de Janeiro

Em uma noite muito agradável na Cavist de Ipanema com a presença de Clarisa Aristi, proprietária da vinícola Melipal e do amigo Avelino Zanetti, sócio da importadora curitibana Mundosur, tive a oportunidade de provar alguns vinhos interessantes desta vinícola de Mendoza.
A Melipal é uma vinícola jovem, foi criada em 2002, pela família Aristi que tinha tradição no setor agrícola (trigo e algodão) e pela paixão ao vinho iniciaram este projeto. Desde as primeiras safras a família conseguiu obter excelentes resultados com os vinhos e hoje já são 87 hectares plantados, sendo 25 hectares de parreiras antigas, de 1923. Produzem cerca de 300 mil litros em três linhas de produtos: Ikella, Melipal e Melipal Reserva.
O primeiro vinho que provamos foi um Malbec Rosé da linha Melipal. Já havia degustado este vinho antes e mais uma vez ele mostrou bom resultado. Feito de uvas Malbecs colhidas prematuramente, é um vinho com uma cor intensa e sedutora. Notas doces e delicadas ao nariz que se repete em boca. Um vinho de corpo leve/medio, muito fresco. Vai acompanhar muito bem entradas e vai muito bem em dias mais quentes. 
Passamos para a linha Ikella, provamos um Malbec e um Cabernet Sauvignon. Esta linha se mostrou bastante consistente e bem feita. O Malbec possui boas características da cepa, sem exageros. Um vinho fácil de se gostar. O Cabernet Sauvignon apresentou bastante fruta madura no nariz. Na boca se mostrou um vinho muito interessante, com bom corpo, boa intensidade e evolução. Vinho com traços gastronômicos que gostei bastante. Esta linha custa cerca de R$ 50-60, bom preço para o que oferece.
A prova seguiu para dois Malbec, um da safra 2009 e um da linha reserva safra 2007. Dois malbecs de boa estrutura, bem feitos. A safra 2009 mostrou notas de café, ameixa. A linha reserva com mais complexidade e com bom potencial para envelhecer. Para finalizar a ótima noite, provamos um novo vinho, um corte diferente com Malbec, Petit Verdot e Cabernet Franc. Um excelente vinho, muito intenso com longo final. Um vinho que empolga e que vai dar muito o que falar. 
Foi uma noite agradável, com vinhos ótimos e muito consistentes. Em breve os vinhos estarão sendo vendidos na Confraria Carioca, no shopping Rio Plaza, para o pessoal aqui do Rio. Valem ser provados!

Nenhum comentário: