24 de julho de 2012

Encostas de Penalva 2009 - Dão / Decero Petit Verdot 2009

Nome: Encostas de Penalva / Decero
Safra: 2009 / 2009
País: Portugal/ Argentina
Região: Dão / Agrelo
Produtor: Adega Cooperativa De Penalva do Castelo/ Finca Decero
Importador: -

Uvas/Corte: Touriga Nacional, Aragonês, Jean / Petit Verdot
Teor alcoólico: 12,5% / 14,5%
Rolha: Cortiça
Numeração da garrafa: -
Preço: Gentilmente oferecido pelo Rodrigo / -
Onde foi comprado: - / Winery em Buenos Aires
Quando foi comprado: - / Dezembro 2011
Degustado em: 25 de maio de 2012
Onde Bebeu: Casa da Tati e do Rodrigo
Harmonizado com: Saladinha variada com palmito, queijos, massa com molho vermelho e cogumelos
Com quem: Claudio, Rafaela, Tatiana e Rodrigo

Comentário do Produtor
Vinho de cor rubi, com aroma a frutos maduros, aveludado, macio, equilibrado com um final de boca persistente.
Petit Verdot forma parte de nuestro vino ícono cada año, donde nosotros seleccionamos algunas excepcionales parcelas para elaborar este “Mini Edición”. La cosecha 2009 es particularmente rica en aromas de arándanos mostrando gran complejidad y concentración. Esto demuestra el potencial de nuestro Viñedo Remolinos para elaborar Petit Verdot.

Comentário da Rafaela
Rótulo: 

Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Vencemos a preguiça de sair de casa quando Tati mandou uma mensagem sugerindo que fizéssemos alguma coisa. Estávamos em dúvida sobre onde ir, quando ela e Rodrigo sugeriram que fôssemos a Copacabana, no apartamento que ficam quando estão aqui no Rio. Foi muito legal. Eles prepararam uma salada muito gostosa e uma massinha com molho vermelho das melhores. Para completar ainda tinha cogumelos, que eu adoro. Estava tudo muito bom! Adoramos. Os vinhos acompanharam muito bem a comida e a conversa.
Nota: -


Comentário do Claudio
Rótulo: 

Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Noite muito agradável na companhia da Tatiana e do Rodrigo que nos receberam na casa deles aqui no Rio. Bebemos dois vinhos nesta noite para acompanhar a salada e a massa que eles prepararam. Começamos por um português do Dão, o Encostas de Penalva. É um vinho de corpo leve, em boca é agradável e descomplicado. Fácil de se beber. Um vinho que vai agradar e acompanha bem pratos leves. Na sequência abrimos um Petit Verdot argentino que tínhamos levado. Na virada do ano, quando estávamos em Buenos Aires, resolvi comprar vinhos para trazer para casa que não conhecia ou não tinha referência. Foi o casa deste Decero. Ao contrário do primeiro vinho, este tinha muita força e muita cor. São características desta cepa, mas este ainda estava com ainda mais extração e fruta. É um bom vinho, deve ser aberto com mais alguns anos de vida e acompanhado por uma comida com muita estrutura para acompanhar todo o seu peso. Foi uma ótima noite!
Nota: -

Nenhum comentário: