16 de novembro de 2010

Sélection des Cognettes 2008 - Muscadet Sèvre et Maine - 19ª Harmonização Virtual entre Blogs



* Esta é a 19ª Harmonização Virtual Entre Blogs, realizada pelo Gourmandise e pelo Le Vin au Blog. Depois de um longo período sem nossas Harmonizações virtuais, voltamos com um vinho branco francês e este prato de salada de folhas com lula recheada. Veja a receita no blog Gourmandise.

Nome: Sélection des Cognettes
Safra: 2008
País: França
Região: Muscadet Sèvre et Maine Sur Lie - Clisson
Produtor: Stéphane et Vincent
Site: http://www.domainedescognettes.fr/index.php
Importador: Cave Jado

Uvas/Corte: Melon de Bourgogne 100%
Teor alcoólico: 12%
Rolha: Cortiça
Numeração da garrafa: -
Preço: R$ 48,00
Onde foi comprado: Direto da importadora Cave Jado
Quando foi comprado: 08 de novembro de 2010
Degustado em: 15 de novembro de 2010
Onde bebeu: Em casa
Harmonizado com: Salada de Folhas com Lulas recheadas
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do ProdutorSa robe est brillante aux reflets pâles. Le nez évoque la citronnelle, le pamplemousse, les fleurs blanches. La bouche offre une sensation de fraîcheur dotée d’une agréable vivacité. Les arômes de poire et d’agrumes sont suivis d’une belle minéralité et d’un léger perlant. Suggestion Consommation:Vous apprécierez ce vin en apéritif, sur des coquillages, sur des poissons, sur une fondue savoyarde ou un fromage de chèvre. T° 8° C Ce vin a obtenu une médaille d’Or aux concours des vignerons indépendants en 2009 et une médaille d’Or au grand concours des vins de Nantes 2009 PARUTION - prochains Guides des vins Gilbert § gaillard édition 2010, Gault § Millau édition 2010 et vins HACHETTE 2010.

Comentário da Rafaela
Exame visual: Clarinho, mas como se fosse uma versão clarinha de um amarelo-ouro.
Exame olfativo: Cheiro bem característico de vinho branco, difícil de ser descrito.
Exame gustativo: Começando pelo vinho, este segundo semestre marcou minha estreia no mundo dos Muscadet, algo que me deixa especialmente feliz. Eu gosto muito de vinhos brancos e esses são muito bons. O primeiro que provei foi em Paris, como contado aqui semanas atrás, depois provamos um no dia do meu aniversário e outro com a Moqueca do Mauro, já aqui. O primeiro ainda continua imbatível, mas esse de ontem desponta como segundo na lista. Gostoso, equilibrado, um leve docinho, mas que de vez em quando revelava um amargo bem fraco e adequado. Em relação ao prato, comecei gostando muito, mas aos poucos, não sei por que, fui meio que perdendo o interesse. Ainda assim, comi duas porções! O molho da salada é bem suave e merece ser repetido. Acho que deveríamos ter colocado um pouco mais de sal no recheio da lula, não sei... De qualquer forma, o vinho ganhou disparado do prato. Para mim, não ocorreu efetivamente uma harmonização, cada um manteve-se sozinho no seu canto - com o vinho sobressaindo-se um pouco mais. Enquanto o Claudio achou que este é um vinho para acompanhar comida, eu já diria que é um vinho para beber num fim de tarde colocando a conversa em dia com as amigas.
Nota do vinho: 92.0
Nota da harmonização: 88.0

Comentário do Claudio
Rótulo:
Rótulo bem francês. Garrafa comprida, comum nesta AOC.
Exame visual: Dourado pálido
Exame olfativo: Notas cítricas e leve nozes ao fundo.
Exame gustativo: Quando estivemos na França nas nossas férias provamos um delicioso Muscadet. Tivemos a ideia de sugerir um para a nossa Harmonização Virtual. Não existem muitas opções de Muscadet no mercado. Achamos este da importadora Cave Jado e nos pareceu uma boa opção. Sugestão feita, Marcel e Nina correram para preparar uma receita para acompanhar. A sugestão ficou para este leve e saboroso prato: Salada de Folhas com Lulas recheadas. Vamos ao vinho: gostoso Muscadet caracterizado pela marcante acidez. Notas cítricas, algo leve de maçã e melão e claras notas minerais. Um pouco de variação em função da temperatura que você serve. É um conjunto muito agradável, bem feito e refrescante. Bom vinho para se beber no verão. Para quem gosta de um vinho branco com bastante acidez fica aqui a dica. Gostei do prato, as folhas de hortelã e o molho davam um sabor diferenciado. Acho que coloquei pouco sal na Lula. Poderia ter um pouco mais, de qualquer forma o recheio casou bem. O conjunto salada + lula formou um prato bem leve. O conjunto vinho + prato ficou bastante fresco e agradável. Não ocorreu harmonização onde um faz o outro crescer, mas não brigaram entre si. A acidez do vinho se sobressaia no conjunto, mas a combinação como um todo foi agradável e leve. Valeu a experiência.
Nota: 88,0+

2 comentários:

La cave Jado - Vinhos Franceses bons e barratos disse...

Aqui está a página do vinho branco francês Sélection des Cognettes 2008 da Cave Jado. Muito obrigado! Abs

Marcus disse...

Amigos,

Coincidentemente, provei este vinho no feríado. Tive impressões muito parecidas e, sem dúvida, é um bom vinho para os dias quentes de verão que estão por chegar.

A postagem sairá nos próximos dias.

Abs.,
Marcus
azpilicueta96.blogspot.comm