8 de novembro de 2010

Allegrini La Grola - 2006



Nome: Allegrini La Grola
Safra: 2006
País: Itália
Região: Vêneto
Produtor: Allegrini
Site: http://www.allegrini.it/
Importador: -

Uvas/Corte: 70% Corvina Veronese, 15% Rondinella, 10% Syrah e 5% Sangiovese
Teor alcoólico: 13,5%
Rolha: Cortiça
Numeração da garrafa: -
Preço: 25 euros
Onde foi comprado: Osteria e Enoteca Giulietta e Romeo, em Verona
Quando foi comprado: 13 de setembro de 2010
Degustado em: 13 de setembro de 2010
Onde bebeu: Osteria e Enoteca Giulietta e Romeo, em Verona
Harmonizado com: -
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
Vino di buon corpo, intenso ed elegante, ha colore rosso rubino carico e profumo ampio ed avvolgente, con note di frutti di bosco unite a sentori di ginepro, tabacco e caffe'. Viene prodotto con le uve Corvina Veronese, Rondinella, Syrah e Sangiovese provenienti dall'omonimo vigneto, uno dei piu' prestigiosi, per storia e posizione, della Valpolicella Classica. L'alta densita' di impianto e la conseguente bassa resa del podere contribuiscono a conferire a questo vino la caratteristica concentrazione. Puo' invecchiare per 10 - 12 anni.
La Grola e' indicato per accompagnare piatti a base di carni rosse, sia arrosto che con salse brune, specialmente agnello e capretto. Inoltre e' delizioso con funghi stufati o alla griglia e con formaggi stagionati non piccanti. Si consiglia di servire ad una temperatura di 16-18 C e di stappare la bottiglia un'ora prima del consumo.

Comentário da Rafaela
Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Acordamos com uma chuvinha nesta manhã, o que nos fez alterar nosso plano de ir conhecer o Lago di Garda. Resolvemos passear por Verona. Era uma segunda-feira e as ruas estavam movimentadas. Entramos finalmente na casa de Giulietta, caminhamos pelos arredores do centro, almoçamos em um restaurante bem na hora de uma chuva torrencial. Havia na cidade outro evento, que depois descobrimos era a primeira edição. Tratava-se de um jantar na praça central, que foi transformada em um belo restaurante ao ar livre. Ruim era o prenúncio de chuva à noite, mas os veroneses têm o santo forte, pois à noite a chuva parou e todos puderam jantar tranquilamente. Nós até pensamos em ir, os 55 euros do ingresso nos seguraram. Depois, nos arrependemos, mas, ao mesmo tempo, ao ver todas as pessoas de vestidos longos e terno, pensamos que talvez não estivéssemos preparados. Enquanto o jantar ocorria na praça, fomos a uma simpática osteria, Giulietta e Romeo. Chegamos no momento certo. Atrás de nós, logo formou-se uma fila de espera. Resolvemos aproveitar para um jantar especial. E foi mesmo. A comida estava perfeita, o vinho à altura. Valeu muito a pena.
Nota: -

Comentário do Claudio
Rótulo:
-
Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Depois de um dia por Verona, resolvemos jantar no Giulietta e Romeo. A carta de vinhos deste restaurante é muito boa. Muitas opções interessantes e ficou difícil escolher. Acabei optando por um grande produtor da região, Allegrini. O La Grola foi logo mostrando ao que veio: no primeiro gole já dá para perceber que era um vinho muito prazeroso, bem equilibrado entre elegância e fruta. Foi uma companhia perfeita para nosso excelente jantar. Um vinho que recomendo. Conseguimos pegar uma dica de uma boa loja de vinho em Verona com o pessoal do restaurante. No dia seguinte passamos por lá para fazer umas comprinhas. Depois do Jantar rumamos para a praça principal, onde estava acontecendo um grande evento na cidade, um belo jantar ao ar livre. Durante o dia, mesmo com chuva, eles montaram uma grande estrutura com mesas para o jantar da noite. Durante o dia almoçamos por ali, bebemos uma taça de um gostoso Amarone e vimos todo o movimento de preparação do Jantar. Deu até vontade de participar, foi um jantar com 5 pratos, vinhos da região, tudo muito organizado e bem produzido. Felizmente, parou de chover e o evento transcorreu normalmente.
Nota: 90.0 +

Um comentário:

Vivendo a vida disse...

Claudio tudo bem,

Provei no Grand Cru Tasting e achei este vinho uma maravilha!!!

Abs e saúde
Silvestre
www.vivendoavida.net