11 de outubro de 2010

Morreu Marcel Lapierre



Acabamos de saber de uma notícia que nos deixou extremamente tristes: morreu Marcel Lapierre, um dos melhores produtores de Morgon. Durante nossa viagem à França, no último mês, visitamos a vinícola, na região de Beaujolais. Marcamos para encontrá-lo, mas fomos recebidos por seu filho, o simpático e atencioso Mathieu.

Lemos agora no site do New York Times que Marcel Lapierre morreu no domingo à noite depois de uma longa batalha contra com câncer. Ele ficou conhecido por seu empenho em melhorar a ‘moral’ dos vinhos feitos na região. Ele produzia e defendia vinhos biodinâmicos.

Nós o conhecemos pessoalmente durante um almoço oferecido pela World Wine no Rio de Janeiro justamente para apresentar seu delicioso Morgon. Neste mundo do vinho tão metido à besta – e naquele dia presenciamos vários exemplos disso –, nos deparamos com um senhorzinho mais para calado, muito simpático, e que nos deu seu cartão e disse que se um dia fôssemos à França era para irmos visitar a sua vinícola.

Acabamos não o revendo, quem sabe porque estava mesmo viajando, como nos disse Mathieu, talvez porque já estivesse recolhido em casa doente. Saímos, porém, da visita muito bem impressionados com a forma gentil como fomos recebidos na vinícola localizada na pequena Villié-Morgon. Os vinhos degustados lá foram inesquecíveis.

Foi um dos momentos mais especiais da viagem.

Realmente sentimos muito.

Nenhum comentário: