22 de outubro de 2010

Comentário da Rafaela
Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Desta vez, nosso piquenique foi de alto nível, com direito a mesa e cadeiras. Quase à beira do Rhône. De manhã, conhecemos melhor Lyon. Depois de almoçar, seguimos pelo meio dos vinhedos que ficam à beira do Rio. Eu gostei mais da Borgonha, confesso, mas o lugar ali também era bem bonito. Gastamos várias horas por ali, fazendo fotos e olhando a vista. Inicialmente, pensamos em parar em Orange e seguir para Avignon somente no dia seguinte, mas mudamos de planos no meio do caminho e acabamos reservando um hotel em uma cidade vizinha a Avignon. Ao chegar lá já era começo da noite, o que, com horário de verão, significa quase 21h. Resolvemos então comer em outra cadeia de restaurantes francesa, a Hippopotamus. Havia um restaurante do lado do hotel. Na volta, matamos a terceira garrafa - Marcel Lapierre MMIX - presenteada por Mathieu. E dormimos felizes.
Nota: 90.0

Comentário do Claudio
Rótulo:
Estilo clássico.
Exame visual: -
Exame olfativo: -.
Exame gustativo: Seguimos na degustação dos vinhos que nos foram presenteados pelo Mathieu. Tinha preocupação sobre como os vinhos iriam se comportar, pois haviam sido aberto na véspera e estavam viajando conosco dentro do carro: balançando, variando temperatura etc. Passeamos pela manhã em Lyon e depois seguimos viagem beirando o Rhône, perto das suas encostas cobertas por vinhedos carregados. Paramos na cidade de Vienne. Sentamos em um belo parque, bem pertinho do Rhône e fizemos mais um "picnic". Bebemos o restante da garrafa do Morgon com pequena adição de sulfitos. O vinho continuava excelente, com sabor limpo e puro. Verdade que é possível perceber uma pequena diferença em relação ao mesmo vinho sem sulfitos, mas nada que tire o prazer de degustar os vinhos dos Lapierre. Funcionou bem com as comidinhas, o lugar e o clima. Definitivamente, são vinhos que deixam saudades. Como na véspera, provei um pouquinho do MMIX. Este é realmente um vinho especial e como fui bebendo-o aos poucos deu para ver a sua incrível evolução, mas isto é assunto para o próximo post. Dali seguimos pelo meio dos vinhedos da Côtes du Rhône. Mais um bonito passeio.