14 de outubro de 2010

Clos de la Fontaine Vieilles Vignes 2009


Nome: Clos de la Fontaine
Safra: 2009
País: França
Região: Muscadet Sevre et Maine
Produtor: Bresseau Hervonet Vincent
Site: http://lafoliette.pagesperso-orange.fr/vieilles.htm
Importador: -

Uvas/Corte: Melon de Bourgogne 100%
Teor alcoólico: 12%
Rolha: Sintética
Numeração da garrafa: -
Preço: 3,45 euros (375ml)
Onde foi comprado: Cave des Abesses, em Montmartre, Paris
Quando foi comprado: 29 de agosto de 2010
Degustado em: 29 de agosto de 2010
Onde bebeu: Place des Vosges, em Paris
Harmonizado com: Saladinhas com a baguette campeã do concurso de baguettes 2010, comprada em Montmartre, na padaria 'Le Grenier à Pain'
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor* Robe limpide aux reflets jaune vert
* Nez intense de fleurs blanches (rose, acacia, chèvrefeuille)
* Représentant typique d'un grand Muscadet par sa bonne attaque, sa longueur, sa persistance en bouche et sa finale minérale : "l'expression d'un terroir"
* Il accompagne délicatement les poissons et viandes blanches, les fromages de chèvre affinés au Muscadet (curé), au marc de Bourgogne (époisses)...

Comentário da Rafaela
Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Domingo foi o dia programado para ir a Montmartre. Quando eu fui a Paris, anos atrás, não tive tempo de ir até lá. Depois de Amélie Poulain, esse era meu sonho dourado em Paris. :) A igreja é impressionante mesmo. As pessoas realmente gostam de ir lá aos domingos. Estava beeemmm cheio, mas não insuportável. Optamos por subir pela ruazinha lateral e não pelo caminho do parque. Decisão acertada, pois vimos cada lugar lindo. Feita a visita, fomos ver o Moulin Rouge, descarregar as fotos da máquina num café ali perto e então saímos à procura do Café 2 Moulins. Sim, aquele do filme! Como procuramos. Esquecemos de pegar o endereço e nosso internet no telefone ainda não estava ativada. Depois de pedir informações, conseguimos chegar! Aprendi durante essa viagem que não devemos ter muita expectativa em relação a locações de filmes, mas posso dizer que esse valeu a pena. O café é bem agradável. Dali, com o tempo já ficando feio de novo, resolvemos procurar um lugar para comer. Acabamos indo até o Marais, que estava bem movimentado. Compramos uns quitutes e nos instalamos na bela Place des Vosges. Este vinho está entre os tops da viagem. Que delicioso! Adorei. Deveria ter comprado um para trazer. Ele tem a doçura certa, lembra um espumante em alguns momentos. Foi realmente uma ótima experiência. Satisfeitos, voltamos para o agito do Marais, onde passeamos mais um pouco e já fomos pensando no que faríamos em nossa última noite em Paris.
Nota: 93.0

Comentário do Claudio
Rótulo:
Clássico estilo francês, com desenho da propriedade.
Exame visual: -
Exame olfativo: Muito bom, perfumado, com notas claras de maçã e mel.
Exame gustativo: Resolvemos que nosso almoço de domingo seria mais um picnic. Durante o passeio pela manhã em Montmartre, compramos a baguette que foi considerada a melhor de Paris em 2010. Além disso, visitamos duas ótimas lojas de vinhos. Resolvemos escolher uma meia garrafa de um vinho branco. O escolhido foi este Muscadet. Decidimos ir para o Marais e lá escolhemos a simpática e agradável Place des Vosges. O vinho foi uma ótima e agradável surpresa. Ótima acidez, leve doçura no final. Notas de maçãs e mel. Funcionou muito bem com a salada de nosso picnic. Fácil de se beber, boa presença em boca, com notas diferentes e interessantes. Muito bom vinho, degustado em um lindo local, em um ótimo domingo. Depois do almoço, seguimos passeando pelas ruas agitadas do Marais.
Nota: 90.0 +

Nenhum comentário: