12 de agosto de 2010

Tosca - Chianti Colli Senesi 2006


Nome: Tosca
Safra: 2006
País: Itália
Região: Montepulciano, Toscana
Produtor: Tenuta Valpiatta
Site: http://www.valdipiatta.it/eng/pag/contatti.htm
Importador: Zahil

Uvas/Corte: 90% Sangiovese, 10% Canaiolo Nero
Teor alcoólico: 13,5%
Rolha: Cortiça com leve infiltração
Numeração da garrafa: -
Preço: R$ 45
Onde foi comprado: Zahil
Quando foi comprado: 16 de junho de 2010
Degustado em: 1 de agosto de 2010
Onde bebeu: Em casa, no Rio
Harmonizado com: Pizza Domino's
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
Vermelho rubi com reflexos violáceos. Translúcido, bastante fluído. Muito frutado, desde o início, com toques delicados de madeira, evoluindo para caramelo com algum tempo de taça. Bom equilíbrio na boca, com taninos expressivos.

Comentário da Rafaela
Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo:A qualificação do meu mestrado estava marcada para o dia 5 de agosto. Nesta semana que antecedeu a apresentação, eu passei muitas horas à frente do computador. Na manhã desta sexta-feira, me encontrei com meus colegas mais chegados para uma apresentação-teste. Foi uma ótima experiência, saímos todos ganhando. Todos apresentamos e todos demos opiniões. No meu caso, foi essencial. Quando chegou a noite, eu ainda tinha muito a fazer, mas pensei que, como era sexta-feira, podíamos tirar a noite para fazer um jantar. Bom, o jantar acabou não rolando, mas pedimos uma pizza que estava muito boa - apesar dessa nova mania carioca agora de pizzas sem orégano. Para acompanhar, resolvemos abrir uma segunda garrafa do Tosca, o vinho da nossa última harmonização virtual. Ele mostrou-se bem melhor desta vez. Mais naquele dia não me permiti pensar. Afinal, o jantar era para relaxar.
Nota: 89.0

Comentário do Claudio
Rótulo:
Desequilibrado, merece um novo desenho.
Exame visual: Alaranjado.
Exame olfativo: Leve álcool no início. Notas de frutas ácidas e pimenta.
Exame gustativo: Esta é a segunda vez que bebemos este Chianti. A primeira vez foi na nossa Harmonização Virtual, quando achei que o vinho não estava no melhor de sua forma. Com esta segunda garrafa deu para comprovar isto. Desta vez o vinho estava em perfeitas condições e mostrou seu real valor. Vinho de boa acidez, com notas de frutas fresca. Sabor se concentra na boca. Um bom Chianti que acomapnhou bem a pizza (como era de se esperar!). Vale provar
Nota: 87,0+

Nenhum comentário: