22 de junho de 2010

4ª Geração - Marselan 2007


Nome: 4ª Geração
Safra: 2007
País: Brasil
Região: Vale dos Vinhedos
Produtor: Dom Candido
Site: http://www.domcandido.com.br/
Importador: -

Uvas/Corte: Marselan 100%
Teor alcoólico: 13%
Rolha: Cortiça
Numeração da garrafa: 1727
Preço: R$ 35
Onde foi comprado: Tumelero Bebidas, em Caxias do Sul
Quando foi comprado: 24 de maio de 2010
Degustado em: 10 de junho de 2010
Onde bebeu: Em casa, no Rio
Harmonizado com: Massa bolognesa
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
Vinho fino tinto seco, elaborado 100% a partir de uvas selecionadas da variedade Marselan (clone resultante do cruzamento das uvas Grenache Preto e Cabernet Sauvignon - importadas da França). Produzidas em vinhedos próprios.De coloração muito intensa, com tons de vermelho violeta. Elegante. Seus aromas são intensos com características de frutas vermelhas como amoras e toques florais,assim como de especiarias.Quanto ao gosto é um vinho com taninos nobres e macios, bem estruturado e apto para o envelhecimento. Na boca tem corpo perfeito, com retrogosto intensamente persistente.

Comentário da Rafaela
Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Este vinho, apesar de nosso novo aerador, começou com um pouco de gás carbônico, sentido na ponta da língua. Foi melhorando. Trata-se de um vinho gostoso, mas não creio que seja fácil de beber para quem já não tenha uma 'litragem'. O gosto dele é bastante peculiar. De início, achei que tinha algo de salgado, mas mais para frente, senti que minha boca ficava com gosto de sagu, mais para o doce. Uma coisa boa do nosso aerador é que ele retém todos os resíduos que um vinho possa ter, quase como um bom coador.
Nota: 88.0

Comentário do Claudio
Rótulo:
Precisa de equilíbrio. Com alguns pequenos ajuste ele apresentaria um conjunto com mais harmonia e personalidade.
Exame visual: Rubi translúcido
Exame olfativo: Início com um pouco de álcool e abre para algo levemente doce.
Exame gustativo: Depois de provar o ótimo Cave Antiga, resolvemos provar outro brasileiro da uva Marselan. Bom vinho, equilibrado e elegante, com taninos macios e notas adocicadas. Presença de frutas como ameixa madura. Utilizamos o aerador que filtrou muito bem os depósitos da garrafa. Vinho bem feito e bastante agradável. Vale provar.
Nota: 87.0

Um comentário:

Fernando Perazza disse...

Tive a oportunidade de degustar este vinho no Vale dos Vinhedos in loco com o grande Cândido Valduga. Achei muito interessante e concordo com o que vocês disseram. O vinho vale a pena provar não porque ele é bom, mas sim porque ele é diferente!