10 de maio de 2010

Fabre Montmayou Grand Vin - 2004



Nome: Fabre Montmayou Gran Vin
Safra: 2004
País: Argentina
Região: Luján de Cuyo
Produtor: Bodega Fabre-Montmayou
Site: http://www.domainevistalba.com/

Uvas/Corte: 85% Malbec, 10% Cabernet Sauvignon e 5% Merlot
Teor alcoólico: 14,5%
Rolha: Cortiça
Numeração da garrafa: 2.758/12.940
Preço: 148 pesos
Onde foi comprado: Ligier, Buenos Aires
Quando foi comprado: 12 de fevereiro de 2008
Degustado em: 17 de abril de 2010
Onde bebeu: Em casa, no Rio
Harmonizado com: Massa bolognesa da Veronese
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
de color rojo oscuro con tonos violáceos intensos.En nariz es atractivo y seductor, con aromas de frutos rojos como cerezas y ciruelas. El roble francés está delicadamente integrado, aportando notas como vainilla, café y una interesante complejidad. En boca se muestra rico y estructurado, con taninos maduros. Posee un elegante y persistente final.

Comentário da Rafaela
Exame visual: Bordô, indo para o violeta.
Exame olfativo: Cheiro forte, que em alguns momentos lembrava cigarro.
Exame gustativo: Se alguém tem dúvidas do que é um vinho intenso, então deveria provar esse argentino. Gosto "amorangado", frutado, que permanece longamente na boca. Ele é bastante encorpado, parece que nunca vai 'abrir'. Não foi tão bem com a massa à bolognesa e, pelo que me lembro, foi uma das poucas vezes em que a massa da Veronese ficou deslocada em um jantar. O vinho tornou-se o protagonista sem esforço.
Nota: 92.0

Comentário do Claudio
Rótulo:
Uso de dourado e hot stamp e azul escuro criou uma atmosfera antiga.
Exame visual: Intenso bordô indo para violeta
Exame olfativo: Aromas se abriram aos poucos. Surgiu, fruta madura e tabaco.
Exame gustativo: Alguns dias antes da última viagem que fizemos à Buenos Aires, provamos um vinho deste produtor. O resultado tinha sido ótimo. Acabei encontrando este Grand Vin por lá e resolvi comprar. Abrimos somente agora. É um vinho com muita estrutura e bastante inteso, com muita extração de fruta. É um vinho que se aberto agora precisa decantar, pois evoluiu muito na taça. Predomina a Malbec, que se apresenta com estilo e bastante encorpado com taninos firmes. Boa permanência. Notas de madeira ainda aparecem. Caso tenha uma garrafa desta aconselho não abrir agora, esperar mais alguns anos. Se for abrir agora, aconselho escolher uma comida com bastante peso para suportar toda a força do vinho e beba bastante água.
Nota: 91.0

2 comentários:

marcos nunes disse...

Bebi uma vez, há uns anos atrás, um vinho Fabre Montmayou, no extinto Sagrada Família de Niterói, a guardei uma grata recordação dele, mas nunca mais vi outra garrafa à vista. A citação aqui surpreendeu-me, mas ao ler que o vinho não fora comprado no Brasil, percebi que continuarei sem ter a oportunidade de degustá-lo outra vez, pelo menos tão cedo. Putz, que inveja!

Le Vin au Blog disse...

Marcos,

O vinho é importado pela Wine Premium. Já vi em lojas da Expand.

Abs.,

Claudio