5 de abril de 2010

Sozo Reserva - Pinot Noir 2009


Nome: Sozo Reserva
Safra: 2009
País: Brasil
Região: Campos de Cima da Serra - Monte Alegre dos Campos
Produtor: José Sozo Vinhos
Site: http://www.youtube.com/user/sozovinhos
Importador: -

Uvas/Corte: Pinot Noir 100%
Teor alcoólico: 12,5%
Rolha: Cortiça
Numeração da garrafa: -
Preço: Gentilmente presenteado ao Claudio pela mãe da Rafaela, Luci
Onde foi comprado: Supermercado Bortolon de Vacaria
Quando foi comprado: Novembro de 2009
Degustado em: 29 de março de 2010
Onde bebeu: Em casa
Harmonizado com: Nhoque com molho bolognesa da Pastrella do Leblon
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
Quanto ao vinho varietal Pinor Noir é elaborado com uvas colhidas em final de fevereiro, na região dos Campos de Cima da Serra, com altitude de 1000m, tendo passado 6 meses em barricas novas de carvalho frances e elaborado pela Embrapa Uva e Vinho de Bento Gonçalves.

Comentário da Rafaela
Exame visual: Cor de cereja.
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Para terminar um dia meio chato de maneira mais divertida, resolvi comprar nhoques - afinal era dia 29 - e um molho bolognesa numa loja do Leblon que estava há tempos na minha lista. Também para comemorar 4 anos, 4 semanas e 4 dias de namoro. :) Não, eu não fico riscando isso num calendário, mas é que instalei no meu blog um contador e por acaso passei os olhos por ele nesse dia e estava com essa contagem interessante. Quando Claudio abriu a garrafa e colocou o vinho no decanter, eu fiquei impressionada com a cor, superclarinha. Nos primeiros goles, pensei: que vinho mais leve. Será que é fraquinho? A resposta, negativa, veio aos poucos, a cada gole. O vinho é leve, mas não fica devendo em nada em termos de sabor. Mais um ponto para o seu Sozo.
Nota: 89.0

Comentário do Claudio
Rótulo:
Nova programação visual. Diferente da garrafa de Cabernet degustada anteriormente. Correto e equilibrado, com uma ilustração de um cacho de uva.
Exame visual: Violeta leve
Exame olfativo: Algo de cereja, leve e delicado.
Exame gustativo: Segundo vinho que provamos do José Sozo. Se não me engano este é a primeira safra de Pinot Noir engarrafada. Bastante interessante e que mostrou um grande potencial desta cepa nos Campos de Cima da Serra. Um Pinot leve, agradável, bem equilibrado e fácil de se beber. Notas de cereja se repetem na boca. Para ficar de olho no potencial da Pinot Noir nesta região de altitude.
Nota: 86.0+

Nenhum comentário: