23 de abril de 2010

Gimenez Mendez Alta Reserva - Arinarnoa 2007


Nome: Giménez Mendéz Alta Reserva
Safra: 2007
País: Uruguai
Região: Las Brujas
Produtor: Giménez Mendéz
Site: http://www.gimenezmendez.com/
Importador: Hannover

Uvas/Corte: Arinarnoa 100%
Teor alcoólico: 13%
Rolha: Cortiça
Numeração da garrafa: -
Preço: R$ 48
Onde foi comprado: Confraria Carioca, no Shopping Rio Plaza
Quando foi comprado: 9 de abril de 2010
Degustado em: 9 de abril de 2010
Onde bebeu: Confraria Carioca
Harmonizado com: Queijos brie, grana-padano, gorgonzola + salaminho e copa
Com quem: Claudio e Rafaela

Comentário do Produtor
Este vino viril y único, fue vinificado en corta fermentación para evitar la extracción de taninos duros y conservar la tipicidad de la cepa. Su carácter provoca sensaciones nuevas, desarrolla en la copa potente color rojo violáceo vivaz y límpido. Nariz fresca y mentolada aroma a arándanos y especies que aporta la barrica, entrada en boca amable con taninos dulces y maduros, provoca la sensación única del aroma del bosque de roble.

Comentário da Rafaela
Exame visual: -
Exame olfativo: -
Exame gustativo: Havíamos tentado degustar um vinho na própria Confraria Carioca uns meses atrás, mas chegamos muito tarde e a loja já estava fechando. Desta vez, saímos de casa cedo. Como moramos em Botafogo, fomos caminhando - também para evitar a Lei Seca. Fomos pensando em comer algo da Fiametta junto com o vinho, mas depois que vi que eles tinham tábuas de queijos e frios, acabamos optando por esse acompanhamento mesmo. Estipulei uma faixa de preço e o Claudio foi escolher o vinho. Claro que foi mais caro que os 40 reais permitidos, mas ele tinha razão: não havia muitas opções nessa faixa. Acabamos optando por esse uruguaio e foi uma ótima escolha. Vinho encorpado, com longa permanência, bem feito e muito gostoso. Foi ótimo. Achei que seria meio estranho beber o vinho perto do corredor do shopping, mas chega uma hora em que você simplesmente se desliga do que está acontecendo ao redor e se concentra apenas à pessoa que está a sua frente.
Nota: 89.0

Comentário do Claudio
Rótulo:
Rótulo simples, sem grandes atrativos. Equilibrado.
Exame visual: Bordô indo para o violeta.
Exame olfativo: Inicialmente fechado, abriu para notas achocolatadas e algo de menta
Exame gustativo: Boa surpresa este vinho uruguaio. Nunca tinha provado esta uva, a Arinarnoa, um cruzamento da Merlot com a Petit Verdot. Vinho de corpo médio, busca um estilo mais elegante. Sabor límpido, bem equilibrado. Levemente adstringente, um vinho sem excessos. Estilo bastante interessante. Final com notas de chocolate e algo que lembrava alguns Merlots já degustados. Um bom vinho que vale deixar um tempo no decanter antes de beber. Recomendo.
Nota: 88.0

3 comentários:

marcos nunes disse...

Os vinhos Gimenez Mendez são quase sempre bons e até muito bons, principalmente um Tannat Premium que, além de delicioso, produz um enorme bem estar físico. Experimentem!

Le Vin au Blog disse...

Obrigada pela dica, Marcos.

Tadzio disse...

a casa valduga tem um arinarnoa tri bom na linha identidade.
Eu exerimentei esses dois ano passado na expovinis.
Bem bons os vinhos Gimenez Mendes.