25 de março de 2010

Pergunta da Semana - 161

Toda quarta-feira, publicamos aqui uma pergunta relacionada ao mundo do vinho para saber mais sobre os seus hábitos e gostos. Inspirado no fato de que ontem o Claudio terminou de ler A arte de fazer um grande vinho, nesta semana, o Le Vin au Blog quer saber:

- Você leu recentemente algum livro com temática relacionada a vinho? Tem alguma boa dica de leitura para dividir? Você gosta de ler?

4 comentários:

Artur Menezes disse...

Recentemente li o livro "Vinho e Guerra" (Don Kladstrup, Editora Jorge Zahar), que descreve a verdadeira "ginástica" que os produtores de vinho franceses fizeram, na 2a guerra mundial, para evitar que os alemães acabassem com os seus estoques. É muito interessante! Vale a pena!

Anônimo disse...

"Vinho e Guerra" acima mencionado é um Vinhos de Butique - Artesanais, Raros e Tradicionais
dos melhores, e dos mesmos autores tem Champagne.
O último que li e um dos que mais adorei foi "Vinhos de Butique - Artesanais, Raros e Tradicionais
do Neal Rosenthal.
Atualmente estou lendo o do Jonathan Nossiter "Vinho e Poder", bem legal.
Outro excelente é o "Julgamento de Paris 1976...", um verdadeiro romance policial, embora baseado em fatos (reais é meio redudante, já que fatos são sempre reais).
Há tantos outros...
Aconselho uma lida na edição da revista Adega desse mês que tem uma lista bem legal.
Carlos Reis

Gourmandise disse...

Tem um livro que li logo após beber um ótimo vinho siciliano(Etna Rosso Guardiola 03). Não era um livro técnico e sim uma literatura descompromissada (Um certo verão na Sicilia de Marlena de Blasi).
O vinho em si já era uma "viagem" à Sicilia, com sabor de vulcão. O livro foi uma continuação do vinho.

bjo,
Nina.

Adrina disse...

Eu leio bastante (acho) e o livro relacionado ao tema que mais gostei é "O vinho mais caro da história", sobre um falsário que fez vários experts e colecionadores americanos e europeus passarem vergonha ao degustar e endossar como raros vinhos vagabundos em garrafas falsas. Adorei.