3 de março de 2010

Pergunta da Semana - 158

Toda quarta-feira, publicamos aqui uma pergunta relacionada ao mundo do vinho para saber mais sobre os seus hábitos e gostos. Nesta semana, o Le Vin au Blog quer saber:

- Você costuma catalogar seus vinhos? Organiza algum tipo de lista? Com quais itens? Utiliza algum software? Já experimentou algum dos programas de catalogação de vinhos feitos para iPhone?

8 comentários:

Anônimo disse...

rs...eu uso a velha e boa agenda, afinal nem temos muitas garrafas. Eu e a tecnologia nos estranhamos um pouquinho. Prefiro papel, lápis e borracha. Os rótulos novos que bebemos publicamos no blog (ou pelo menos tentamos).

bjo,
Nina (Gourmandise).

marcos nunes disse...

Não a todas as perguntas. Compro vinho, guardo-os na adega e bebo-os um a um. Depois, compro mais, guardo, etc. Essa compulsão ocidental pelo registro deve ficar onde está: no sistema de produção. No consumo, cada dia é um dia que merece ser vivido, e não catalogado. Mas cada um com seu cada qual e seu o quê.

Anônimo disse...

Uso há alguns anos um software nacional chamado "Adegas & Vinhos".
É excelente para manter histórico de vinhos degustados, saber o quem na adega, marcar tempo de guarda de vinhos etc... Esse software permite emitir relatórios diversos, visualizando vinhos por pais, tipo etc, usar ficha de degustação. Há possibilidade de backup também.
Não vejo nenhuma "compulsão ocidental" (seja lá o que isso for)nisso, apenas curtição, como é o meu caso.
Carlos Reis

espressa-mente! disse...

Na adolescência cheguei a ter 3000 latas de cervejas e de refrigerantes do mundo todo..não existia word..programava em DOS e imprimia em impressora matricial. Hj não tenho nem paciência de fotografar as garrafas. Prefiro tirar o rotulo de algumas e guardar...no maximo anoto o mês e ano que bebi!

Daniel Perches disse...

Eu tenho uma planilha onde eu guardo todas as informações da minha adega e dou baixa nos que eu já abri.
Além disso eu uso alguns softwares para iPhone, mas só para guardar as informações quando bebo algum vinho fora de casa. Depois eu passo tudo para a minha planilha. Por que? Simplesmente porque eu já formatei meu iPhone várias vezes e perdi as informações que tinha.

CLaudio A.S disse...

Oi Amigos,
Tenho uma adega de 500 garrafas em casa, mas confesso que não venho catalogando os vinhos da mesma. Uso dois programas que baixei para o Iphone: Wine Guine que é franco quanto ao conteúdo, mas excelente quanto as safras de diversos países e o Wine List que mesmo não sendo nenhuma "Brastemp"é possível bater fotos e colocar as notas e demais informações sobre os vinhos degustados.

Abs,

Claudio A.S

ROBERTO (ANTICA OSTERIA MARINO) disse...

Olá Pessoal, tudo bom?

Nenhuma das respostas anteriores.Tenho apenas 80 garrafas de guarda e as crio como um rebanho de ovelhas sabendo o nome de todas de tanto olhar! Os vinhos mais "simples" acabo tomando num prazo curto após a compra não chegando a ir para a cave.Quando guardo eu escrevo apenas o ano da compra no próprio contrarótulo e nada mais.
Abração a todos!

Le Vin au Blog disse...

Nós gostamos muito de documentar os vinhos que bebemos. Foi para isso que criamos o blog, para anotar os vinhos que bebemos e ao mesmo tempo organizar as lembranças dos bons momentos passados juntos.

Para os vinhos que ainda não provamos e temos em nossa adega, mantemos uma planilha em excel, com as características básicas de cada um, o que ajuda na hora de saber quando compramos determinado vinho e quanto pagamos por ele.

Obrigada a todos pelos comentários.
Abraços.
Rafaela